Sob nova direção

Celso de Mello saúda Luiz Fux e Rosa Weber por eleição no STF

Autor

25 de junho de 2020, 18h01

STF
Decano divulgou nota para parabenizar os  Luiz Fux e Rosa Weber por eleição no STF

O Supremo Tribunal Federal faz prevalecer o postulado do autogoverno da magistratura, que estamos a viver, aqui e agora, um momento de renovação e de significativa importância na vida institucional desta Suprema Corte e da República brasileira.

Com estas palavras, o ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, abriu seu discurso de homenagens aos ministros Luiz Fux e Rosa Weber, pela eleição nesta quinta-feira (25/6) à presidência e à vice-presidência da Corte.

"São eles os depositários da confiança irrestrita desta Corte Suprema, cujos juízes têm plena consciência e certeza de que os eminentes ministros saberão conduzir, no âmbito do Poder Judiciário, a nau do Estado", complementou.

O decano ainda desejou "os melhores votos de sucesso nas funções que irão exercer, ressaltando a imensa honra e o alto privilégio de tê-los, no próximo biênio, como presidente e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal".

Celso, ao fim das congratulações, também disse que, "em sua condição institucional de presidente e vice-presidente desta Corte (…), [Fux e Rosa] defenderão a integridade e a supremacia da ordem constitucional e do regime democrático, e a intangibilidade das decisões desta Corte Suprema, impedindo, desse modo, erros passados e recentes em que incidiram autoridades responsáveis pela regência do Estado que ousaram transgredir a Constituição e desrespeitar as ordens legitimamente emanadas desta Alta Corte ou de qualquer outro órgão do Poder Judiciário da República".

Clique aqui para ler o discurso na íntegra

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!