Sessões Virtuais

Alunos da FAAP simulam atuação do advogado em tempos de coronavírus

Autor

25 de junho de 2020, 6h02

Alunos do 5º semestre do curso de Direito da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) promoveram a primeira Audiência de Instrução Simulada por meio de videoconferência. A ideia é reproduzir a atuação do advogado em tempos de coronavírus, por meio de sessões virtuais, tal como atualmente ocorre no Tribunal de Justiça de São Paulo. 

Dolar Photo Club
Alunos estão simulando atuação do advogado em tempos de coronavírus
Dolar Photo Club

Os estudantes simularam julgamento envolvendo uma causa de família. Dois grupos se dividiram para defender o pai e a mãe em um processo em que o genitor buscava a guarda unilateral dos filhos. Os alunos passaram por todas as etapas do processo, como a petição inicial, contestação, réplica, tréplica, audiência saneadora, perícia técnica e audiência de instrução. O último passo foi o ponto alto da atividade. 

"Antes mesmo do TJ-SP divulgar o comunicado com as orientações [sobre as audiências por videoconferência], nós já estávamos aplicando esse modelo nas práticas acadêmicas do curso, com o objetivo de trazer noções sobre julgamentos virtuais na pandemia e capacitar nossos alunos para as inovações do mercado", explica a professora Marina Rosa Vezzoni, coordenadora dos trabalhos. 

As alunas Isabelle Bertozzo,  Maria Lucia Almeida Prado de Castro Valente e Maria Eduarda Marchesan participaram da atividade. "Nossa audiência tratou sobre Direito de Família e o trabalho foi realizado com toda a cautela, técnica e dedicação que o tema exige", afirma Maria Lucia. 

Segundo as estudantes, a experiência foi extremamente válida, colaborando para enriquecer toda a dinâmica criada em torno da audiência e dando a oportunidade para que elas pudessem atuar segundo a rotina de um advogado. 

Análise de temas contemporâneos
Outro projeto elaborado pela FAAP tem como objetivo fazer com que os alunos analisem notícias veiculadas pela imprensa para que eles se integrem às agendas atuais. A disciplina Temas Contemporâneos é direcionada aos estudantes do 1º semestre. 

Com base nos temas que estão em pauta, os alunos passam a criar e apresentar projetos de lei, vivenciado as experiências do processo legislativo e realizando pesquisas de campo com profissionais de diversos segmentos. 

“Por meio das iniciativas populares realizadas ao longo do semestre, tivemos a percepção de situações que antes não eram evidentes. Assuntos polêmicos, como aborto e penas alternativas, trouxeram um conhecimento, uma propriedade e questionamento interno maior, o que nos fez crescer como seres humanos”, diz a estudante Anna Luiza Marques. 

Para a professora Marina Rosa Vezzoni, as dinâmicas experimentadas pelos alunos, nas suas mais variadas formas, permitem que o trabalho em grupo os mantenham engajados durante a pandemia. “A sala de aula passou a ser dentro de suas casas e o isolamento permitiu laços de amizade e de trabalho ainda maiores”, diz. 

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!