Tudo como dantes

Mudança no crime de estelionato não pode afetar processos em curso

Autor

10 de junho de 2020, 12h57

Uma mudança apresentada pela Lei 13.964 ("anticrime") no delito de estelionato não pode ser aplicada retroativamente para beneficiar o réu em processos em curso, segundo decisão da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. Com esse entendimento, o colegiado não conheceu de Habeas Corpus que tinha a intenção de anular o processo que resultou na condenação de um vendedor de Santa Catarina pelo crime descrito no artigo 171 do Código de Processo Penal.

Sergio Amaral / STJ
O STJ decidiu que a mudança na lei só pode afetar processos na fase policial
Sergio Amaral/STJ

Na nova lei, o estelionato passou a ser um crime que exige a representação da vítima como pré-requisito para a ação penal — isso antes não era necessário. Essa inovação foi usada como argumento pela Defensoria Pública catarinense para tentar obter a anulação do processo de um vendedor condenado pelo crime em 2018 (antes, portanto, da entrada em vigor da lei "anticrime").

Após o Tribunal de Justiça de Santa Catarina manter a condenação, no início deste ano, a Defensoria Pública impetrou o Habeas Corpus no STJ, mas também não teve sucesso porque a 5ª Turma entendeu que a aplicação retroativa da mudança na lei só pode ocorrer em processos que ainda estejam na fase policial.

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, relator do HC, argumentou que a Lei 13.964/2019 mudou a natureza da ação penal no estelionato de pública incondicionada para pública condicionada à representação do ofendido, salvo em algumas exceções. Assim, segundo ele, a representação passou de condição de procedibilidade da ação (condição necessária para o início do processo) para condição de prosseguibilidade (condição indispensável para o processo em andamento seguir seu curso).

O relator lembrou também que os tribunais superiores ainda não se manifestaram de forma definitiva sobre o assunto, já que a nova lei entrou em vigência há pouco tempo, e que, ao menos em tese, o fato de o instituto da representação criminal ser norma processual mista ou híbrida faz com que a aplicação retroativa seja possível para beneficiar o réu, porém a Lei 13.964 não apresentou essa hipótese de maneira expressa. Com informações da assessoria de imprensa do STJ.

Clique aqui para ler o voto do relator
HC 573.093

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!