Bodas de pérola

Ministros prestam homenagem aos 30 anos de Marco Aurélio no STF 

Autor

10 de junho de 2020, 14h48

Uma homenagem aos 30 anos de atuação do ministro Marco Aurélio no Supremo Tribunal Federal marcou a abertura da sessão desta quarta-feira (10/6). O vice-decano completará três décadas na corte no próximo sábado.

Nelson Jr./SCO/STF
Vice-decano do Supremo, Marco Aurélio completa 30 anos de corte neste sábado
Nelson Jr./STF

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, caracterizou Marco Aurélio como um "homem talhado para o colegiado", "um dos mais notáveis juristas" e incansável defensor da Constituição.

Toffoli também ressaltou que os votos vencidos de Marco Aurélio tornaram-se teses majoritárias e formadoras de jurisprudência na Corte com o passar dos anos.

"Exemplos emblemáticos são a declaração de inconstitucionalidade da proibição da progressão de regime aos condenados por crimes hediondos; a inconstitucionalidade da prisão do depositário infiel; a inconstitucionalidade da cláusula de barreira; o reconhecimento do instituto da infidelidade partidária e a constitucionalidade da prisão apenas após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória", citou Toffoli.

O Procurador-Geral da República, Augusto Aras, também parabenizou o ministro, "que sempre trouxe um olhar novo para questões relevantes". O Advogado-Geral da União, José Levi Mello do Amaral, também homenageou o ministro.

Voz da experiência
Marco Aurélio está a quase um ano para sua aposentadoria, que será em 2021. Tendo sido nomeado pelo presidente Fernando Collor e empossado em 13 de junho de 1990, o ministro viu, viveu e acompanhou mudanças significativas no país e nos tribunais. 

Em 2002, assumiu interinamente a Presidência da República, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Foi então o responsável por sancionar a Lei 10.461, que criou a primeira emissora pública a transmitir ao vivo os julgamentos da corte suprema. "O projeto de criação saiu do meu gabinete. Foi uma coincidência muito feliz." 

Como pai da TV Justiça, rebate a crítica de que a transmissão ao vivo e em cores desacelerou o ritmo dos julgamentos e inflou o ego dos julgadores. "A TV Justiça é publicidade! É levar para a população em geral o que é julgamento e aproximar a justiça da sociedade. É irreversível e dá transparência maior à vida do próprio Supremo", afirmou em entrevista ao Anuário da Justiça Brasil 2020, com lançamento previsto para agosto.

Durante o vaivém de entendimentos que perpassou a jurisprudência nos últimos dez anos sobre a execução antecipada da pena, o ministro, como integrante da 1ª Turma, se manteve firme na posição que sempre sustentou. Continuou a deferir liminares em Habeas Corpus para afastar a execução provisória em diversos casos.

No colegiado da turma, ele costuma ficar vencido. Quando a matéria é tratada em HC, é comum o placar de quatro votos contra o dele.

Marco Aurélio é defensor do debate olho no olho, motivo pelo qual vê no Plenário Virtual o "maior mal da jurisdição atual". Costuma dizer que a premissa básica do colegiado é que os ministros se completem mutuamente e troquem ideias. Não ignora que a ferramenta é importante em termos de celeridade, mas entende que ela dificulta a discussão do conteúdo. 

Já sobre os julgamentos presenciais, considera que eles devem ser cada vez menos permeados por academicismo, como forma de dar celeridade e evitar o elevado número de processos parados nos gabinetes.

Clique aqui para ler a íntegra homenagem

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!