Consultor Jurídico

350 terabytes de informação

"Lava jato" em Curitiba tem dados de 38 mil pessoas, diz Augusto Aras

Retornar ao texto

Comentários de leitores

6 comentários

Lava Jato em Curitiba ...

Arlete Pacheco (Advogado Autônomo - Trabalhista)

Ainda não consegui entender por que um órgão de grau hierárquico superior, como a PGR, não pode querer fiscalizar e compartilhar dados com órgãos hierarquicamente inferiores, como os Regionais do Ministério Público Federal ???!!! Acaso a Corregedoria Nacional de Justiça não pode pretender fiscalizar e compartilhar dados com os Tribunais de Justiça Estaduais???!!! Acaso o Conselho Federal de Medicina não pode querer fiscalizar e compartilhar dados com os Conselhos Regionais de Medicina???!!! Qual o dispositivo da Constituição Federal que confere soberania a órgãos regionais???!!!

Data vênia!

Neli (Procurador do Município)

Iniciei minha vida no em 17/6/1968; fui estagiária na Procuradoria do Estado(por concurso!), e trabalhei quase 35 anos na Administração Pública.
E em minha longa vida como profissional do Direito, inclusive em alta função (fora da carreira jurídica),ou em cargos bem humildes, percebi: quando se sabe de alguma irregularidade, comunica para a chefia. Por escrito ou não. Se sabe de alguma irregularidade, no Serviço Público, determina instauração de Processo Apuratório ,averiguação preliminar ou sindicância, por escrito. O que não pode, com todo respeito, senhor Procurador Geral, é ter em suas mãos a Chefia da Instituição e palestrar falando contra integrantes. Isso, em nenhuma situação laboral(seja o chefe de uma humilde pacoteira que fui!,na iniciativa privada), o chefe se sabia de algo contra o subordinado demitia ou "dava bronca"! No Serviço Público, repiso-me, faça um procedimento apuratório ou, dependendo do servidor, até aplicação direta de penalidade, após dar direito de defesa. Tanto na iniciativa privada, quanto no Serviço Público o chefe não pode ficar falando para terceiros supostas "faltas funcionais”, de seu subalterno. O chefe, repiso-me, não pode sair apontando "faltas funcionais" de seu subordinado ao vento e deixar de adotar internamente as providências para apuração dos fatos. Afinal, o chefe , na Administração Pública, não atua para a plateia do dia e sim para o bem do Serviço Público e ,consequentemente, do país.
Data vênia!

E o outro lado da questão?

AC-RJ (Advogado Autônomo)

O site só ouviu uma versão, a do Procurador-geral da República acusando os procuradores da operação lava-jato. E a outra versão? Por que os procuradores não foram ouvidos para se defenderem e manifestarem a sua versão a fim que os leitores pudessem avaliar quem estaria com a razão?

Só para lembrar. O nome deste procedimento que não foi cumprido por um site que possui "jurídico" no seu nome é direito ao contraditório.

Cnmp=0

Radgiv Consultoria Previdenciária (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Para que serve esse órgão mesmo? Deveria ser fechado definitivamente. Ou ficar debaixo da tutela do CNJ. Melhor fechar mesmo. Melhor solução.

E.T.

olhovivo (Outros)

Pelo que consta, até março de 2019, 426 pessoas físicas foram investigadas pela grife lava jato (v. https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2019-03/lava-jato-completa-cinco-anos-com-155-pessoas-condenadas). Então, é preciso apurar quem foram as outras 37.574 pessoas constantez no banco de dados e o porquê e que a que tipo de investigação foram submetidas. É preciso uma CPI, pois se deixar para o CNMP, talvez resulte nas mesmas tediosas e monótonas conclusões em que vem resultando, sem aqueles espetaculosos shows apuratórios que foram marca registrada da dita grife.

Cnmp deitado eternamente...

olhovivo (Outros)

Quem teve por chefe, inclusive do CNMP, por longos anos, alguém que admitiu que planejou matar e depois cometer suicídio e que tinha uma "farmácia" alcoólica em seu gabinete de trabalho, era de se esperar o quê? Que tivesse sob sua chefia uma instituição madura, exemplar e cumpridora dos princípios da Lei Maior? Ora, ora...

Comentar

Comentários encerrados em 6/08/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.