Consultor Jurídico

Prisão temporária

Juiz manda soltar fundador da Qualicorp preso em operação da PF

José Seripieri é acusado de transferir R$ 5 milhões em caixa 2 para o senador
Divulgação/Fiesp

O juiz Marco Antonio Martin Vargas, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, ordenou a soltura do empresário José Seripieri, fundador e ex-presidente da administradora de planos de saúde Qualicorp.

Seripieri foi preso nesta terça-feira (21/7) em uma operação da Polícia Federal que apura supostos crimes de caixa 2 da campanha do senador José Serra (PSDB-SP), em 2014.  A decisão foi provocada por um pedido do advogado de Seripieri, o advogado criminalista Celso Vilardi.

Conforme investigações da PF, o empresário teria repassado R$ 5 milhões ao senador por meio de uma estrutura financeira formada para ocultar a transferência de dinheiro dos órgãos de controle do Estado.

O esquema teria sido revelado pelo ex-diretor da Qualicorp Elon Gomes de Almeida. Ele teria afirmado que o empresário fez "pagamentos, em setembro de 2014, para o custeio de despesas de campanha de José Serra ao Senado".

Ao analisar o pedido, o magistrado lembra que a prisão temporária foi justificada para "assegurar o interrogatório e a produção de elementos de informação, sem prejuízo da contaminação de elementos indiciários, tendo em vista o significativo poder de influência dos investigados sobre eventuais testemunhas e demais indivíduos envolvidos, bem como a possibilidade de dilapidação patrimonial".

Por fim, o juiz considerou que, passados quatro dias a prisão temporária dos investigados, deixa de ser imprescindível a continuidade das investigações.

Clique aqui para ler a decisão
0600069-50.2020.6.26.0001

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 24 de julho de 2020, 21h25

Comentários de leitores

1 comentário

Prender!

ANTONIO VELLOSO NETO (Advogado Autônomo - Criminal)

Continuam prendendo, prendendo pra obter declarações e o direito ao silêncio?

Comentários encerrados em 01/08/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.