Liberdade igual

Gustavo Binenbojm lança livro sobre direito de escolha no Brasil

Autor

23 de julho de 2020, 15h37

O professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Gustavo Binenbojm lança, em agosto, o livro Liberdade igual: O que é e por que importa (Intrínseca).

stf.jus.br
Gustavo Binenbojm é professor da Universidade do Estado do RJ
STF 

No dia 7 de agosto, às 17h, ele participará de uma live de lançamento com o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso e o jornalista Merval Pereira. O evento, que será mediado pelo editor Roberto Feith, será transmitido pelo canal da Intrínseca no YouTube.

Nos ensaios reunidos em Liberdade igual: O que é e por que importa, Gustavo Binenbojm analisa diferentes manifestações do exercício do direito de escolha no Brasil. O autor, que defendeu perante o STF causas como a da liberação de biografias não autorizadas e a derrubada da censura ao humor e à crítica jornalística em período eleitoral, constrói sua reflexão a partir desses e outros casos recentes, como a propagação de fake news e a censura em plataformas digitais e o episódio de Natal do Porta dos Fundos protagonizado por um Jesus gay.

Para Binenbojm, o avanço do populismo radical, em ambos os lados do espectro político, ameaça as liberdades individuais e investe contra a democracia. Nesse cenário, a defesa da liberdade como conquista civilizatória se faz necessária e urgente.

Clique aqui para comprar o livro

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!