Consultor Jurídico

Caarj lança projeto para atrair jovem advocacia no Rio de Janeiro

21 de julho de 2020, 16h11

Por Redação ConJur

imprimir

A Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) promove nesta quarta-feira (22/7), a partir das 14h, o webinar que marca o início do Caarj 4.0, um projeto voltado exclusivamente para advogados e advogadas em início de carreira, além de estagiários e estudantes de Direito.

O objetivo é promover uma maior integração com futuros colegas, a seccional do Rio da Ordem dos Advogados do Brasil e a Caixa de Assistência, além de apresentar todos os serviços e benefícios oferecidos à classe, sobretudo nestes primeiros anos de profissão. O presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, fará a abertura do evento, que contará com vários painéis voltados para esta integração da classe.

“O Caarj 4.0 tem a missão de trazer jovens da advocacia para dentro do sistema OAB/Caarj e desmistificar conceitos apresentados para advogadas e advogados em seus primeiros contatos profissionais. Será uma instância de escuta e de fala sobre as dificuldades enfrentadas desde a formação na universidade até o exercício da profissão”, explicou o presidente da Caarj, Ricardo Menezes.

Uma equipe de jovens advogados e advogadas foi escolhida para promover esta integração em todo o estado, para entender as demandas e especificidades de cada uma das seguintes regiões: Capital e Centro, Serrana, Região dos Lagos, Costa Verde, Norte Fluminense, Sul Fluminense, Baixada Fluminense e Baixada Litorânea.

Paulo Henrique da Silva, coordenador da Região Litorânea, encara o projeto com esperança de integração. “Estamos unindo várias regiões do estado, com suas peculiaridades, no sentido de promover e divulgar todos os serviços prestados em prol de toda jovem advocacia. É uma excelente iniciativa”, afirma.

Bruna Velloso, coordenadora da região Capital e Centro, espera que o projeto consiga abranger o maior número de estudantes e jovens profissionais. “É um projeto feito com muito afeto e equidade, no qual reconhecemos as necessidades de cada subseção e analisamos como advogados e advogadas daquela área lidam com os conflitos provenientes da jovem advocacia”, disse.

Madrinha do Caarj 4.0, a advogada e professora Andrea Cabo, coordenadora do projeto Aperfeiçoando a Advocacia, se orgulha da iniciativa encabeçada por jovens. “É necessário ser humilde para ouvir, refletir e entender o tamanho da oportunidade que estão recebendo. Sou grata por ver este movimento de dedicação ao projeto. Os jovens que estão agarrando um pote de ouro com as mãos”, destacou Andrea.