Opinião

Procuradores não têm motivos para se queixar de recomendação do CNMP

Autor

19 de julho de 2020, 17h22

Associações de procuradores foram ao Supremo Tribunal Federal questionar recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público que consideram limitar o poder de fiscalização do Ministério Público no âmbito da pandemia da Covid-19. O tema repercutiu na imprensa. Entretanto, entende-se que a medida adotada pelo CNMP apresenta critérios válidos perante à Constituição.

A Recomendação Conjunta PRESI-CN nº 2 de 19/06/2020 traz orientações dirigidas aos membros do Ministério Público, das quais destaca-se a necessidade de observação quanto aos limites das funções institucionais e o respeito aos atos de gestão pública. A Associação Nacional dos Procuradores da República e a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho impetraram mandado de segurança perante o STF no qual alegam que essa recomendação limitaria a atuação dos membros do Ministério Público Federal e do Trabalho, violando a independência funcional.

A preocupação externada pelas associações não se justifica. O ato do CNMP nada mais fez que externar orientações que refletem as disposições constitucionais e legais que regulam a atuação do Ministério Público. De acordo com essas entidades, os membros do Ministério Público só devem obediência à Constituição, às leis e à sua consciência e não devem prestar contas no exercício da atividade-fim. O raciocínio é correto, mas não se pode esquecer que a consciência do membro do Ministério Público deve estar sempre em conformidade com o ordenamento jurídico. Se as recomendações do CNMP forem observadas, haverá garantia de que o Ministério Público cumpre sua missão dentro do papel conferido pela Constituição.

Recomendações
A primeira recomendação diz respeito à necessidade de atentar para os limites das funções institucionais. Nenhum representante do Ministério Público sustenta um direito de agir além dos limites de suas atribuições. O que a recomendação pretende é ressaltar que, para cada ato de gestão, o controle deve ser exercido pelo ramo do Ministério Público que tem a competência definida no ordenamento jurídico. Não se pode admitir que um gestor responda a mais de um Ministério Público.

Um promotor de Justiça do Amapá não pode questionar um ato do governador do Rio Grande do Sul sob o fundamento de que é dever do Ministério Público tutelar ações de saúde. Embora esse exemplo possa ser hiperbólico, o problema é concreto quando se trata de conflitos entre atuações dos Ministérios Público estadual e federal, que não são raros. A recomendação do CNMP estabelece de forma clara como deve ser essa divisão, dissipando dúvidas que possam ensejar conflito de atribuições.

Pelo artigo 1º da recomendação, o controle de atos normativos e de gestão emanados por autoridades municipais e estaduais compete ao Ministério Público dos Estados. O controle dos atos das autoridades federais compete ao Ministério Público Federal. Nas questões que envolvam a defesa de direitos e interesses individuais homogêneos, coletivos ou difusos, deve ser observada as regras de competência estabelecidas pela Constituição para as Justiças Federal e Estadual.

Claro, há situações em que um mesmo ato de gestão pode estar sujeito a atuação de mais de um ramo do MP, como os casos de atuação articulada de mais de um ente ou nas questões que envolvem repasse de convênio. Para esses casos, o CNMP também trata de estabelecer critérios para evitar invasão indevida de atribuições alheias.

A segunda recomendação é o respeito à autonomia administrativa do gestor. O documento do CNMP considera acertadamente que a função do MP é uma função de controle, não de execução. Portanto, deve ser respeitada a discricionariedade do gestor público, que, pelo menos em tese, reflete a vontade popular. Respeitar as decisões relacionadas a políticas públicas não significa deixar de atuar quando há ilegalidade.

Critérios científicos
Uma das críticas expostas no mandado de segurança impetrado pelas associações de procuradores diz respeito à impossibilidade de o Ministério Público adotar medidas judiciais ou extrajudiciais destinadas a modificar o mérito de políticas públicas quando não há consenso científico. Em tese, a crítica é inválida se a situação não apresentar um consenso científico sobre como proceder. Se um prefeito e um promotor de Justiça têm opiniões pessoais diferentes sobre como conduzir determinada política pública e não há critérios científicos determinantes sobre a situação, deve-se privilegiar o posicionamento daquele que foi eleito para tomar essas decisões.

Claro que, se o representante do Ministério Público tiver embasamento técnico que comprove ser nociva a política pública adotada, ele pode e deve questionar o ato do gestor público. O que não se pode é imiscuir nas decisões de gestão pública opiniões pessoais.

Por isso, entende-se que a recomendação do CNMP não restringe o exercício da função constitucionalmente atribuída ao Ministério Público. Só estará limitado o uso da consciência em desconformidade com o ordenamento jurídico. 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!