Cota liberal

Juíza mais velha da Suprema Corte dos EUA diz que está tratando recidiva de câncer

Autor

17 de julho de 2020, 21h32

Ruth Bader Ginsburg, juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos, anunciou nesta sexta-feira (17/7) que está passando por sessões de quimioterapia para tratar a recidiva de um câncer, mas disse que não pretende se aposentar.

Divulgação
Ruth Bader Ginsburg, juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos
Divulgação

Aos 87 anos, é a mais velha entre os membros do Tribunal. A eventual vacância de seu cargo pode dar ao presidente Donald Trump a oportunidade de nomear um novo juiz para a Suprema Corte e aumentar a maioria conservadora na instituição.

Em um comunicado divulgado pelo tribunal, a juíza relatou que um check-up realizado em fevereiro, seguido de biópsia, mostrou lesões cancerígenas em seu fígado. Explicou ainda que o tratamento quimioterápico, iniciado em maio, tem produzido resultados positivos.

Dos nove atuais membros do tribunal, cinco são considerados conservadores. Ginsburg é vista como uma magistrada liberal. Nomeada por Bill Clinton em 1993, foi responsável por votos importantes em decisões que expandiram direitos para mulheres e pessoas LGBT. Desde 1999, a juíza passou por vários tratamentos contra tumores nos pulmões, cólon e pâncreas.

O tratamento não tem impedido a juíza de acompanhar os casos nos últimos meses. Nas últimas semanas, a Suprema Corte americana tem barrado iniciativas de Trump.

No fim de junho, vetou o fim do Daca, um programa que facilita a residência de imigrantes que entraram de maneira ilegal nos EUA quando crianças e cresceram no país, e determinou que gays e transexuais não podem sofrer discriminação no trabalho.

Logo depois, a Suprema Corte decidiu retirar restrições ao aborto na Louisiana.

O tribunal também se negou a julgar dez apelações de casos relacionados ao porte de armas. Grupos armamentistas consideravam esses processos como um caminho para ampliar o escopo da 2ª Emenda e impedir estados de cercear a compra e o porte de pistolas e similares.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!