Garantias respeitadas

TJ-RJ nega pedido de Witzel para suspender processo de impeachment

Autor

16 de julho de 2020, 13h20

Por não enxergar violações ao rito estabelecido na Lei dos Crimes de Responsabilidade (Lei 1.079/1950) e pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 378, o desembargador do Tribunal de Justiça fluminense Elton Leme negou liminar em mandado de segurança impetrado pelo governador Wilson Witzel (PSC) para suspender seu processo de impeachment.

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Governador Wilson Witzel é alvo de impeachment na Alerj
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Witzel é acusado de praticar crimes de responsabilidade contra a probidade na administração (artigo 4º, V, da Lei dos Crimes de Responsabilidade — Lei 1.079/1950) e de proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo (artigo 9º, 7, do mesmo diploma).

O pedido de impeachment que pode afastar o governador do cargo foi feito pelos deputados Luiz Paulo e Lucinha, ambos do PSDB. Segundo Luiz Paulo, pesa contra o governador, entre outros fatos, a decisão do Superior Tribunal de Justiça pedindo buscas e apreensões na operação placebo e mostrando que havia fortes indícios de corrupção com a participação de Witzel. 

No MS, o governador alegou falta de provas e motivação para o impeachment, ressaltando ser de competência exclusiva da União legislar sobre crime de responsabilidade e processo-julgamento desse ilícito. Considerou também que o rito adotado por meio de ato administrativo do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), é inválido, sendo inconstitucional e ilegal, afrontando a jurisprudência do STF. Wilson Witzel pediu a nulidade do processo.

Elton Leme avaliou que o procedimento na Alerj está de acordo com a Lei dos Crimes de Responsabilidade e o rito do impeachment definido pelo STF na ADPF 378. A seu ver, os deputados estaduais estão respeitando o contraditório e a ampla defesa.

Clique aqui para ler a decisão
Processo 0045844-70.2020.8.19.0000

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!