Decisão Colegiada

Três dos réus da chacina de Colniza não vão a júri popular, decide TJ-MT

Autor

13 de julho de 2020, 22h15

Reprodução
Local da chacina de Colniza, município no norte de Mato Grosso
Reprodução

Três dos acusados de participarem da chacina de Colniza não vão a júri popular. A decisão é da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Dois acusados que estavam foragidos na época da denúncia ainda serão julgados.

Os desembargadores entenderam que não existem provas suficientes contra o suposto mandante do crime, o pecuarista Valdelir João de Souza, o funcionário dele, Pedro Ramos Nogueira, e Paulo Neves Nogueira. 

No último dia 24 de junho, o relator do caso, desembargador Orlando Perri, votara pela despronúncia e absolvição sumária de Pedro Ramos Nogueira e Valdelir João de Souza, sob alegação de falta de provas, evocando o princípio do in dubio pro reo.

Os outros dois julgadores, o desembargador Marcos Machado e a juíza convocada Glenda Moreira Borges, acompanharam o relator em relação ao afastamento da competência do Tribunal do Júri, mas não acataram a absolvição de Valdelir e Pedro, conhecido como "Doca".

Eles haviam sido acusados da prática dos crimes de constituição de milícia privada (artigo 288-A do CP) e de nove homicídios qualificados por motivo torpe, meio cruel, com recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa do ofendido, e praticado por milícia privada (artigo 121, parágrafo 2º, incisos I, III e IV, conjugados com parágrafo 6º, do CP), na forma dos artigos 29 e 69, ambos do CP. Como se trata de crime doloso, os réus iriam ser submetidos a julgamento perante o Tribunal do Júri. 

O caso ficou nacionalmente conhecido como chacina de Colniza aconteceu em abril de 2017. Nove homens que estavam em barracos erguidos em área rural foram torturados e mortos.

0005499-65.2017.8.11.0105

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!