Liberdade de expressão

Juiz suspende exclusão de documentário de rap em festival do Pará

Autor

10 de julho de 2020, 21h12

123RF
Juiz suspendeu eliminação de documentário sobre rap em festival de Belém, no Pará
123RF

Se a obra artística impugnada não faz apologia à violência, é injusta e discriminatória a sua supressão.

Com base nesse entendimento, o juiz Cláudio Hernandes Silva Lima, do 1º Juizado Especial da Fazenda Pública de Belém, decidiu obrigar o município de Belém e a Fundação Cultural do Município a incluir a obra "Minidocumentário do processo criativo do EP Preto e Branco" no Festival Virtual "Embalando a Arte na Rede".

O filme havia sido excluído do festival sob a alegação de que o conteúdo era composto de "frases e expressões de dúbia interpretação", sugerindo e fazendo apologia à violência.

Os artistas envolvidos no documentário — Pelé do Manifesto e MC Everton — apresentaram dois recursos administrativos, mas não obtiveram qualquer resposta.

Na ação, o advogado dos músicos, Hugo Leonardo Pádua Mercês e o estagiário Alexandre Julião, sustentaram na petição inicial a existência de conduta discriminatória por parte da Administração Pública. A peça ajuizada envolve o pedido de reinclusão da obra, a retratação pública e danos morais.

Ao analisar o caso, o magistrado decidiu pela inclusão da obra na programação do festival e estipulou multa diária de R$ 2 mil em caso de descumprimento da decisão.

"Não se pode confundir expressões artísticas das periferias com apologia à violência. O povo brasileiro é diverso e se manifesta de muitas formas. O caso é emblemático porque um órgão da administração pública que tem o dever de lidar com a cultura deixou a necessária sensibilidade cultural de lado e censurou o trabalho dos artistas. O Judiciário acertou ao conceder a liminar no caso", comentou o advogado Pádua Mercês.

Clique aqui para ler a decisão
0836010-18.2020.8.14.0301

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!