Representatividade no Judiciário

Em seminário, CNJ lança grupo de trabalho sobre questões raciais

Autor

7 de julho de 2020, 16h05

O Conselho Nacional de Justiça inicia às 17h desta terça-feira (7/7) o Seminário Questões Raciais e o Poder Judiciário. O evento virtual se estende até a manhã desta quarta-feira (8/7), quando o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, lançará um grupo de trabalho sobre igualdade racial no Poder Judiciário.

CNJ
CNJEm seminário, CNJ lança grupo de trabalho sobre questões raciais 

Também na quarta-feira, os painéis irão tratar sobre os negros no sistema carcerário e no cumprimento de medidas socioeducativas e sobre a representatividade racial no Poder Judiciário. No encerramento, previsto para 12h, o jornalista Heraldo Pereira proferirá a palestra “Justiça e Questões Raciais”. O evento será pela plataforma Cisco Webex, com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube.

No Brasil, negros e negras constituem a maioria da população carcerária, respondem por uma parcela ínfima das posições de poder, são pouco vistos nos bancos das universidades e recebem salários menores que a população branca. As mulheres negras são as maiores vítimas de feminicídio, de violência doméstica e de violência sexual. Jovens negros e de baixa escolaridade são as principais vítimas de mortes violentas no Brasil.

Apesar de alguns avanços nos últimos anos, concretizados em políticas de cotas e em leis que punem com maior rigor atos preconceituosos, a realidade das pessoas negras ainda é marcada pela falta de oportunidades e violência. Com informações da assessoria de imprensa do CNJ.

Serviço
Seminário Questões Raciais e Poder Judiciário
Quando: dia 7 de julho, das 17h às 19h30; e dia 8 de julho, das 9h às 12h.
Onde: plataforma Cisco Webex – o link de acesso será encaminhado aos inscritos. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!