Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos durante a quarentena

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Destaque desta quinta-feira (2/6):
9h — A inovação como ferramenta para potencializar seu modelo de negócio —
Webinar promovido pelo escritório Souto Correa Advogados contará com a participação do sócio da área tributária Henry Lummertz, que abordará os incentivos fiscais à inovação; Paulo Quirino (coordenador nacional do programa Creative Startups da Samsung) e Hugo Tadeu (professor de inovação da Fundação Dom Cabral). Clique aqui para se inscrever. 

10h — 1º Fórum sobre Direto e tecnologia: inteligência artificial aplicada à gestão de conflitos — Na abertura, a presidente do TST, Maria Cristina Peduzzi, falará sobre IA e as relações trabalhistas. Em seguida, André Carlos Ponce de Leon F. de Carvalho, vice-diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), abordará os limites e possibilidades do uso da inteligência artificial no sistema da Justiça. O evento ainda terá a participação do juiz federal do TRF da 2ª Região Marcus Lívio Gomes. Clique aqui para acompanhar.

11h — Os desafios do Cade para o segundo semestre de 2020 — O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto, o superintendente-geral do órgão, Alexandre Cordeiro, e os conselheiros Luís Braido e Sérgio Ravagnani serão os palestrantes do webinário do Instituto de Garantias Penais (IGP).  A conversa será mediada pela advogada Polyanna Vilanova, ex-conselheira do órgão antitruste. A série de webinários é coordenada pelo presidente do IGP, Ticiano Figueiredo. Clique aqui para acompanhar. 

17h — O processo civil durante (e pós) pandemia — O debate contará com a presença de Fredie Didier Jr (docente em Direito Processual (USP e professor da UFBA), Alexandre Câmara (desembargador do TJ-RJ e doutor em Direito), Luiz Wambier (doutor em Direito e professor do IDP), Osmar Paixão (pós-doutor em Direito e professor do IDP) e Fernanda Pantoja (doutora em Direito e professora da PUC-RJ). A mediação será de Guilherme Pupe e de Daniela Moraes. Clique aqui para acompanhar. 

17h30 — Erro Judiciário e os desafios para o seu reconhecimento — Evento promovido pelo  IBCCRIM -PB e Grupo de estudos penais terá a presença de Dora Cavalcanti. Clique aqui para acompanhar. 

18h — Supremo interesse: a evolução do processo de seleção dos ministros do STF — O  debate contará com a participação de Joaquim Falcão (professor titular da FGV Direito Rio), Paulo Daflon Barrozo (professor da Boston College Law School), Francisco Bosco (filósofo e apresentador do programa Papo de Segunda, no canal GNT) e Álvaro Palma de Jorge (professor fundador da FGV Direito Rio e autor do livro Supremo Interesse, cujo lançamento será formalizado no encontro virtual). Clique aqui para se inscrever. 

18h — Eleições 2020: Qual o novo normal eleitoral? — Evento promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco terá a participação de Tiago Ayres e Sidney Neves. Clique aqui para acompanhar. 

18h — A crise por segmento — Série de seminários promovida pelo  Centro de Mulheres na Reestruturação Empresarial terá a participação de Ana Carolina Monteiro, da área de Reestruturação e Insolvência do Kincaid | Mendes Vianna Advogados e membro da Comissão de Recuperações Judiciais, Extrajudiciais e Falência da OAB/RJ. Clique aqui para acompanhar. 

18h30 — Justiça de transição: dificuldades na reparação de violações aos direitos humanos — O núcleo de memória da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP convida Amelinha Teles (diretora da União de Mulheres de São Paulo), Helena Lobo da Costa (professora da Faculdade de Direito da USP) e Marina Faraco (professora de Direito da PUC-SP) para uma conversa sobre Justiça de Transição. O evento contará com a mediação do membro da comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, Guilherme Marchioni. Clique aqui para acompanhar. 

19h — Natureza jurídica dos contratos administrativos de combate à Covid-19  — Juliano Heien (procurador do Estado do RS, professor de Direito Administrativo da FMP e doutor pela UFGRS), Flavio Amaral Garcia (advogado, procurador do Estado do Rio, professor convidado FGV, doutor pela Universidade de Coimbra) participam do debate mediado por Thaís MarçalLeonardo Rocha. Clique aqui para acompanhar.  

19h — Representatividade e Participação —  Processos Coletivos x Processos Repetitivos — Evento terá a participação de Dierle Nunes e Susana Henrique da Costa. Clique aqui para acompanhar. 

19h — 1º webinário internacional da pessoa com deficiência — O evento é promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), em parceria com a Rede Latino Americana de Organizações Não Governamentais de Pessoa com Deficiência e Suas Famílias (Riadis). Clique aqui para se inscrever. 

19h — Habeas corpus nos tribunais superiores — Seminário terá a participação de Mariana Madera, Thiago Bottino e Vinicius Vasconcelos. Clique aqui para acompanhar. 

19h — Impactos da pandemia nas eleições 2020 — Evento promovido pelo Grupo Prerrogativas terá a participação de Estela Aranha, Gabriela Araujo, Helio Silveira, Yanne TelesMaria Claudia Bucchianeri. A coordenação fica a cargo de Marco Aurélio de Carvalho e Fabiano Silva dos Santos. Clique aqui para acompanhar. 

Programe-se:
3/7
14h — Luiza Helena Trajano — Presidente do conselho de administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil participa de live comandada pela advogada Sandra Comodaro, do Nelson Wilians e Advogados Associados, e mediada pela jornalista Rafaela Moron. O evento é promovido pela Ric Mais. Clique aqui para acompanhar. 

15h — Mediação em plataforma digital — Evento promovido pela AASP terá a participação do desembargador Geraldo Pinheiro Franco (presidente do TJ-SP); Renato Cury, presidente da Associação dos Advogados (AASP); Henrique Ávila, conselheiro do CNJ; Flávio Luiz Yarshell, presidente da Fundação Arcadas; Célia Zapparolli, coordenadora do Centro de Mediação AASP (CMAASP); Fátima Cristina Bonassa, coordenadora do CMAASP e diretora da AASP; e Silvia Rodrigues Pachikoski, diretora da AASP. Clique aqui para se inscrever. 

15h  — Saída de emergência — A Lei 14.010 (RJET) e seu impacto no Direito Privado — No evento promovido pela TV ConJur, Clayton Maranhão (desembargador do TJ-PR e professor da UFPR), Rosa Nery (professora da PUC-SP), Nestor Duarque (professor da USP) e Venceslau Tavares (professor da UPE). A medicação fica a cargo do conselheiro de Otavio Luiz Rodrigues Jr., do CNMP e professor da USP. Clique aqui para acompanhar.

17h — Desafios da tutela coletiva brasileira na atualidade — Evento promovido pelo Instituto Defesa Coletiva terá a participação de Camilo Zufelato, Gregório Assagra, Marcos Tofani e Lillian Salgado. Clique aqui para se inscrever. 

18h —  Lançamento do livro "Trapaça — Saga Política no Universo Paralelo Brasileiro Vol. 2 — O autor Luís Costa Pinto fala sobre a obra em seminário virtual promovido pelo IDP. Também participam do encontro o ministro Gilmar Mendes (STF), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro e a cientista política Juliana Fratini. A mediação fica a cargo do advogado Rodrigo Mudrovitsch e do desembargador Ney Bello. Clique aqui para acompanhar. 

18h — A importância da correta classificação fiscal de mercadorias — Participam do debate Daniela Floriano (advogada especialista em Direito Tributário), Álvaro Leite Ribeiro (auditor fiscal aposentado) e Yara Novis (techinical officer — tariff and trade affairs da Organização Mundial das aduanas e auditora da Receita Federal). Clique aqui para acompanhar. 

6/7
16h — Ética na advocacia: o olhar do Conselho Federal da OAB a respeito de possíveis alterações em matéria de publicidade —  Sócio de Chiarottino e Nicoletti Advogados e relator da 23ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-SP, Renato de Mello Almada será um dos moderadores do evento. Clique aqui para acompanhar.

17h — Proteção de dados e relações de consumo — Andressa Barros, CEO do Fragata e Antunes Advogados, recebe para um debate sobre o tema a também advogada Rita Peixoto Ferreira Blum, sócia da Rita Blum Advocacia e autora do livro “Direito à Privacidade e à Proteção dos Dados do Consumidor”. Clique aqui para acompanhar.

Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 2 de julho de 2020, 8h43

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 10/07/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.