Consultor Jurídico

Direto da Corte

1ª Turma do STF julgou mais de 3,5 mil processos no semestre

No final da sessão desta terça-feira (30/6), última do primeiro semestre, a ministra Rosa Weber, presidente da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, afirmou que a situação "absolutamente incomum" decorrente da pandemia da Covid-19 exigiu muita criatividade e capacidade de adaptação. Mas, ainda assim, o colegiado conseguiu realizar uma prestação jurisdicional efetiva, de qualidade, "nesses tempos sombrios e de muita dificuldade".

Ministra Rosa Weber, presidente da 1ª Turma
Carlos Moura/STF

A ministra informou que, no primeiro semestre, o colegiado julgou 3.545 processos, dos quais 503 em sessões ordinárias, presenciais ou por videoconferência, e 3.042 em sessões virtuais. Segundo ela, o resultado positivo mostra que o Judiciário está atento para o cumprimento de sua missão constitucional e a resolução dos conflitos de interesse submetidos a seu crivo. "Mesmo com essas chuvas e trovoadas, tendo como timoneiro o ministro Dias Toffoli, conseguimos engendrar essa possibilidade de realizar sessões por videoconferência e conseguimos, com o esforço de todos, em especial dos servidores, uma prestação jurisdicional de qualidade", afirmou. Com informações da assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 1 de julho de 2020, 20h05

Comentários de leitores

1 comentário

"Corte Constitucional"

Vercingetórix (Advogado Autônomo - Civil)

O Supremo é tudo, menos Corte Constitucional.

Até presidir inquérito seus membros presidem. Uniformizar a interpretação constitucional fica em segundo (último) plano.

Comentários encerrados em 09/07/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.