Consultor Jurídico

Comentário racista

Socialite indenizará Ludmilla por dizer que cabelo dela parece "Bombril"

Por 

Comparar o cabelo de uma mulher negra à palha de aço Bombril é racista. Com esse entendimento, a 3ª Vara Cível da Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro, condenou, nesta segunda-feira (29/6), a socialite Val Marchiori a pagar R$ 30 mil de indenização por danos morais à cantora Ludmilla.

Comentários de Val Marchiori (à esquerda) geraram dano moral em Ludmilla (à direita), segundo sentença.
Reprodução

Em 2016, Ludmilla desfilou no Carnaval do Rio como rainha de bateria do Salgueiro. Em transmissão na Rede TV, Val Marchiori fez o seguinte comentário sobre a cantora: "A fantasia está bonita, a maquiagem ... agora, o cabelo... Hello! Esse cabelo dela está parecendo um Bombril, gente".

Argumentando que a fala foi racista e depreciativa, Ludmilla pediu indenização por danos morais. Em contestação, a socialite alegou que o comentário não foi racista, pois a artista estava usando uma peruca. Ela também afirmou que Ludmilla é uma pessoa pública e está sujeita a críticas.

O juiz Françoise Picot apontou que a comparação do cabelo da cantora com Bombril é racista. “Neste ponto, é notório que são as pessoas de pele negra, majoritariamente, que apresentam cabelos ‘armados’ e volumosos, como uma de suas características peculiares, identificadoras da raça. Ao pontuar que o cabelo crespo visualizado no vídeo parecia com ‘Bombril’, a primeira ré [Val Marchiori] desqualificou um traço típico da raça negra e ofendeu a honra subjetiva da autora”.

De acordo com o julgador, o comentário da socialite ultrapassou os limites da liberdade de expressão. Afinal, não teve nenhum conteúdo de utilidade pública, sendo apenas uma “opinião maldosa, desnecessária e extremamente ofensiva à figura da autora”.

Clique aqui para ler a decisão
Processo 0002021-46.2016.8.19.0207

Topo da página

 é correspondente da revista Consultor Jurídico no Rio de Janeiro.

Revista Consultor Jurídico, 1 de julho de 2020, 20h20

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 09/07/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.