Túnel encontrado

Negado pedido de anulação de falta grave por tentativa de fuga

Autor

31 de janeiro de 2020, 9h34

Por não identificar flagrante ilegalidade que justifique o pedido de urgência, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, negou pedido liminar em habeas corpus que buscava a anulação de falta grave, por tentativa de fuga, cometida por um detento na Penitenciária Estadual de Maringá.

STJ
Ministro João Otávio de Noronha, presidente do STJ, negou pedido de liminar em habeas corpus STJ

Em revista feita em março de 2019, foi encontrado, em uma das celas do presídio, um túnel — além de terra próxima às camas e um pedaço de ferro no interior do buraco. O preso alegou não ter participado do plano de fuga.

Em primeira instância, a juíza da Vara de Execuções Penais de Maringá não reconheceu a falta grave por insuficiência de provas. O Ministério Público do Paraná entrou com recurso e, em segunda instância, o Tribunal de Justiça do Paraná reformou a decisão e entendeu ser necessária a aplicação da falta grave.

No pedido de habeas corpus, a defesa alega a ausência de provas e a impossibilidade de aplicação de uma sanção coletiva para todos os detentos que estavam na cela, sem a individualização da participação de cada preso na ação.

Ao indeferir a liminar, o ministro João Otávio de Noronha afirmou que não há flagrante ilegalidade no caso. Ele também destacou que o pedido liminar de habeas corpus se confunde com o mérito da ação e, por isso, é necessária análise mais profunda por órgão competente. O mérito do habeas corpus ainda será analisado pelo STJ, sob relatoria do desembargador convocado Leopoldo de Arruda Raposo. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

HC 557.126

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!