Consultor Jurídico

Notícias

Ataque contra defesa

Bretas aceita denúncia e advogados de delatores da "lava jato" viram réus

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, acatou denúncia do Ministério Público Federal e determinou a abertura de processo contra os advogados Antônio Figueiredo Basto e Luís Gustavo Flores. A informação é do site Vortex.

Marcelo Bretas aceitou denúncia contra advogados de delatores da "lava jato"
Fernando Frazão/Agência Brasil

Especialistas em direito criminal, Bastos e Flores atuaram na defesa de vários réus que fecharam acordos de delação com o consórcio formado a partir da 13ª Vara Federal em Curitiba.

Os advogados são acusados de enviar ilegalmente ao exterior US$ 2,5 milhões  entre dezembro de 2008 e outubro de 2012.

Entre os clientes da dupla estão Alberto Youssef e Dario Messer, conhecido como o “doleiro dos doleiros”.  Conforme o MP, Messer teria se encarregado da transferência do dinheiro para os advogados. Eles também foram denunciados por manter contas no exterior sem declará-las à Receita Federal.

A ConJur procurou Antônio Figueiredo Basto e o criminalista negou as acusações. “Os impostos foram pagos, e a conta declarada e usada somente para receber honorários”, afirmou.

Clique aqui para ler a denúncia

Revista Consultor Jurídico, 31 de janeiro de 2020, 19h28

Comentários de leitores

5 comentários

Res-impudica de Curitiba

Riobaldo (Advogado Autônomo - Civil)

Por enquanto a denúncia se limita a lavagem de grana. Um problema de natureza fiscal e tributária, nada ou pouco a ver com a questão ética da 'deduragem' institucionalizada pela 13a Vara Federal de Curitiba, sob a batuta de Moro e seus acólitos.Aquele que (mal) leu e pouco entendeu do livro inspiração- Mani Pulite dos juizes italianos Giovanni Falcone e Paolo Borselino. A OAB, tão cioza e zelosa de seus princípios éticos funcionais nada fez e nada fará a respeito, inclusive para, ao menos advertir aqueles que se deixaram escrachar pela mídia em meio a baforadas de coíbas pelas ventas...

Revanchismo

Marx Cruz (Advogado Assalariado - Criminal)

É horroroso assistir certos atos da Justiça Federal, essa que mais tem se destacado nos últimos 8 anos.

É no mínimo uma vergonha jurídica, o juiz coluiado com o MP para despretigiar a defesa, principalmente quando a defesa é combativa, competente e séria.

L a m e n t á v e l.

Pânico entre caçadores

José R (Advogado Autônomo)

E se esses “delacionistas” militantes resolverem celebrar - eles também - delação premiada e relatarem os segredos da Lava Jato, em que reinaram absolutos, prometendo - e entregando efetivamente - prodígios aos seus clientes colaboradores em Curitiba?
Acho que vão acabar isentados de culpa, se não...

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 08/02/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.