Obituário

Morre aos 84 anos o ex-presidente da Câmara dos Deputados Ibsen Pinheiro

Autor

25 de janeiro de 2020, 16h23

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Ibsen Pinheiro (MDB-RS) morreu na noite desta sexta-feira (24/1), aos 84 anos. Ibsen sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto era atendido no Hospital Dom Vicente Scherer, em Porto Alegre. 

Fábio Pozzebom/Agência Brasil
Ibsen também era jornalista e advogado
Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Deputado por quatro legislaturas, entre 1983 e 2011, Ibsen também era jornalista e advogado, tendo atuado como promotor e procurador da Justiça. O político foi presidente da Câmara durante o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello, em 1992.

Como chefe da casa legislativa, exerceu interinamente a Presidência da República em duas ocasiões.  Também fez parte da Assembleia Nacional Constituinte, responsável pela Constituição Federal de 1988. 

"A perda desse grande companheiro — uma das mentes mais brilhantes da política -— deixa um vazio no coração do MDB de todo o Rio Grande do Sul e do Brasil", afirmou, em nota, o MDB gaúcho. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), decretou luto oficial de três dias no Estado. 

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), lamentou a morte. "Ele presidiu a Casa com muita seriedade, num dos momentos mais importantes da democracia brasileira. Ibsen foi um exemplo pra mim, tive a oportunidade de conviver e aprender muito com ele. Perdemos um homem público diferenciado", afirmou.

A OAB-RS também emitiu nota. "Com profunda tristeza a advocacia gaúcha sente a perda do advogado e grande representante da política nacional Ibsen Pinheiro. Descanse em paz, Ibsen, sua missão aqui foi bem cumprida", afirmou o presidente da entidade no RS, Ricardo Breier. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!