Conflito por terras

Governo amplia atuação da Força Nacional de Segurança em MS

Autor

16 de janeiro de 2020, 10h13

Por causa dos conflitos entre produtores ruais e índios em Mato Grosso do Sul, o Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o emprego da Força Nacional durante 180 dias em Dourados e Caarapó. 

Com isso, a Força Nacional passa a atuar em cinco municípios sul-mato-grossenses. Em Caarapó, o auxílio do governo federal acontece desde 2016.

A presença do efetivo também visa a coibir o tráfico de drogas, contrabando, armas e munições, entre outras práticas ilícitas na região de fronteira.

Em Mato Grosso do Sul, a corporação vem atuando na região da fronteira com o Paraguai desde 2016. Desde então, a pedido do governo estadual, a permanência dos policiais vem sendo prorrogada, principalmente para evitar conflitos agrários, sobretudo entre indígenas e produtores rurais e seus seguranças.

Em junho de 2016, cerca de 300 índios da Guarani e Kaiowa ocuparam parte da Fazenda Yvu, em Caarapó (MS). Eles reivindicam a área como parte da Terra Indígena Dourados-Amambaipeguá I, cujo procedimento demarcatório está paralisado desde 2007.

Ao tentar expulsar os índios e retomar a área, produtores rurais, funcionários das propriedades e seguranças contratados entraram em confronto com os indígenas. O índio Clodiodi Aquileu Rodrigues de Souza foi morto a tiros e outros seis indígenas ficaram feridos. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!