Ambientes contenciosos

Advogados devem liderar a recuperação da civilidade nos EUA, diz voz da classe

Autor

12 de janeiro de 2020, 9h01

Os Estados Unidos são um país de duas tribos que vivem em guerra. São dois partidos políticos, o republicano e o democrata. E duas ideologias, a conservadora e a liberal — e duas posições radicalmente opostas sobre tudo. No meio, vivem os “independentes”, que são obrigados a escolher um dos dois lados quando têm de decidir alguma coisa, porque não têm alternativas. Na periferia, vivem os alienados e desinteressados.

123RF
Advogados dos EUA devem buscar retomar a civilidade no país
123RF

Nesse caldo de cultura, se desenvolveu uma incivilidade crônica, que vem se agravando a cada ano. A falta de civilidade se tornou “um grande problema” no país, segundo 93% dos americanos entrevistados em uma pesquisa da Weber Shandwick, em 2019. Em outra pesquisa da Pew Research, também de 2019, 68% dos entrevistados vêm essa “incivilidade explícita” na política, em que se deveria “manter um tom de civilidade e respeito”.

Mas os políticos não são os únicos contaminados pela incivilidade. Esse mal é constantemente observado na mídia social, escreveu a ex-presidente da American Bar Association (ABA) Judy Perry Martinez, em um artigo para o Jornal da ABA. E a polarização do país é acirrada pela imprensa, que se posiciona como republicana-conservadora ou como democrata-liberal, na maioria dos casos — e endurece a posição das pessoas.

A guerra entre as duas tribos se agravou nos meses finais de 2019, com as investigações da Câmara dos Deputados que resultariam no impeachment do presidente Donald Trump. E vai piorar em 2020. Já no início do ano, o Senado vai julgar o impeachment de Trump. Durante todo o ano haverá campanhas eleitorais. Em novembro, haverá eleição para presidente, dois terços dos senadores e para todos os deputados federais — entre outras.

Nesse ano eleitoral, a ex-presidente da ABA espera um show de incivilidade. Por isso, ela apela aos advogados, juízes e promotores para liderar a recuperação da civilidade no país, por discurso e por exemplo. Ela pede aos operadores do Direito que se lembrem de Abraham Lincoln, o “grande advogado-presidente” dos EUA. Ele disse: “Não devemos ser inimigos. Embora a paixão nos estremeça, ela não pode quebrar nossos laços de afeição”.

Judy Martinez quer que os operadores do Direito tornem 2020 o ano da civilidade, para se contrapor às tendências políticas. Muitos advogados, promotores e juízes assumiram cargos políticos. Muitos atuam nos tribunais com frequência, onde discutem questões contenciosas. Muitos resolvem disputas fora dos tribunais. Todos aprenderam, desde a faculdade, as regras de conduta profissional e, em algum momento, juraram cumpri-las.

Os operadores do Direito vivem em um mundo de negociações, disputas, conflitos e contenciosos, como se queira qualificar grande parte de suas atividades. Nesse ambiente, eles têm de usar a civilidade como uma ferramenta de trabalho. Isso os qualifica, naturalmente, como líderes que podem ajudar o país entender como as pessoas podem lidar com as diferenças, mesmo que profundas, de uma maneira civilizada, para o bem geral.

A ex-presidente da ABA entende que essa é uma responsabilidade dos advogados. O Código de Ética diz que os advogados devem defender, com comprometimento e dedicação, os interesses dos clientes e zelar pela advocacia. Mas o fato de agirem com a necessária diligência não requer o uso de táticas ofensivas, nem os impede de tratar todas as pessoas envolvidas no processo legal com cortesia e respeito.

Civilidade requer respeito, moderação, cortesia e empatia. Grosserias, ameaças, assédios morais e ataques pessoais não têm nada em comum com a civilidade, ela diz.

O órgão de controle e administração da ABA, a House of Delegates, é um modelo da utilidade do debate e do processo construtivo de tomada de decisão. Algumas resoluções são vigorosamente debatidas, com grupos se posicionando fortemente em lados opostos, às vezes conflitantes. Mas, depois de um debate respeitoso, uma decisão é tomada de colocar a resolução em votação ou de retirar a proposta. Não há linguagem abusiva, ataques pessoais, acusações, obstruções ou tripudiação. No final, a decisão é de todos.

Tais resultados são similares ao que transpira — ou deve transpirar — nos tribunais há séculos. Duas partes defendem ardorosamente seus casos, o juiz ou o júri toma uma decisão e, se for justa e de acordo com a lei, as partes a aceitam e vão em frente. Se não parecer justa a uma parte, ela recorre a uma instância superior e pronto.

Mas a civilidade e o respeito mostrados dentro da sala de julgamento são as garantias da capacidade do sistema judicial de manter a legalidade, diz a ex-presidente da ABA.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!