Surpresa desagradável

Juíza condena empresa a indenizar cliente que achou larva em biscoito

Autor

10 de janeiro de 2020, 21h42

Há evidente ato ilícito quando um fabricante oferece produto impróprio ao consumo humano, pois, além do mal-estar que uma consumidora sofre ao encontrar larva viva em alimento que estava consumindo, fica caracterizado o risco à saúde, o que justifica o pagamento de indenização.

Reprodução
Consumidora encontrou larvas vivas em pacote de biscoito e será indenizada
Reprodução 

Com base nesse entendimento, a juíza Marília de Ávila e Silva Sampaio, do 6º Juizado Especial Cível de Brasília, decidiu condenar a Bauducco a indenizar por danos morais uma consumidora que encontrou larvas vivas em pacote de biscoito produzido pela empresa.

A reclamante alega que comprou um pacote de biscoitos da empresa em novembro de 2019 e ao consumir o produto percebeu que ele estava com um gosto estranho. Ao verificar o conteúdo do pacote notou a presença de larvas vivas.

A autora alega que os biscoitos estavam dentro do prazo de validade e o fato de ter consumido o produto causou grande mal-estar.

A empresa alegou que a autora da ação não provou que ingeriu o produto e que, mesmo se tivesse ingerido não provou que a embalagem estava conservada em local apropriado. A companhia ainda argumentou que todos os seus produtos passam por um rigoroso teste de qualidade.

Ao analisar o caso, a juíza apontou que a reclamante apresentou fotos e vídeos do pacote e registrou a data de validade do alimento. A magistrada ainda pontou que “o pacote está pela metade, sendo verossímil a narrativa de que houve a ingestão do alimento. Logo, havendo a comprovação documental da presença de larvas, resta caracterizado o defeito do produto (artigo 12 do CDC), que expõe o consumidor a risco concreto de dano à saúde e segurança, com infringência ao dever legal dirigido ao fornecedor (artigo. 8º do CDC). Assim, fica evidenciado o dever de indenizar a título de danos morais”.

A magistrada ainda afirmou que há “evidente ato ilícito do fabricante em oferecer produto impróprio ao consumo humano, pois o dano consistente no mal-estar sofrido pela autora ao encontrar larva viva no alimento que estava consumindo, além de ter ingerido o produto, caracteriza o potencial risco à saúde, razão pela qual remanesce o dever de indenizar”. A empresa foi condenada a pagar indenização de R$ 5 mil à consumidora.

Clique aqui para ler a decisão
0748647-04.2019.8.07.0016

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!