Ataque terrorista

Suspeito de atacar Porta dos Fundos entra com Habeas Corpus no TJ-RJ

Autor

9 de janeiro de 2020, 19h22

Reprodução
Eduardo Fauzi Cerquise estaria na Rússia
Reprodução

A defesa de Eduardo Fauzi Richard Cerquise, suspeito de participar do ataque contra a sede da produtora Porta dos Fundos, entrou nesta quarta-feira (8/1) com pedido de Habeas Corpus no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. 

Segundo a assessoria de imprensa do TJ-RJ, a petição está na Segunda Vice-Presidência e será distribuída entre esta quinta-feira (9/1) e sexta-feira (10/1) para ser julgado em uma das câmaras criminais da corte. 

De acordo com a defesa de Fauzi, feita pelos advogados Diego Rossi Moretti e Jonas de Oliveira, seu cliente é "alvo de sensacionalismo" e "jamais teve a intenção de machucar qualquer ser humano". 

O caso está sendo tratado como tentativa de homicídio, uma vez que um dos funcionários da produtora estava no local no momento do crime e acabou atingindo pelas bombas.

A defesa também criticou o uso do termo "foragido" e disse que a palavra "é comumente utilizada para aqueles que têm uma ordem de prisão para o cumprimento de pena, o que não é o caso, também não podendo ser considerado foragido aquele que não esteve preso". 

Único identificado entre os cinco suspeitos do ataque, Fauzi viajou para a Rússia dias após o atentado contra a produtora. Ele teve a prisão temporária decretada e, caso seja encontrado, pode vir a ser extraditado, uma vez que Brasil e Rússia possuem acordo de cooperação na área. 

A defesa alega que Fauzi "sequer sabia que seria o principal suspeito", tendo ele viajado antes da emissão do mandado. Com informações da Agência Brasil.

0000480-75.2020.8.19.0000

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!