Cabelos vermelhos

TST condena empresa a indenizar funcionária chamada de 'pica pau'

Autor

26 de fevereiro de 2020, 18h36

Relativamente aos requisitos da responsabilidade civil, cumpre destacar, em primeiro lugar, que, em se tratando de pedido de dano moral, a ofensa se revela in re ipsa, ou seja, deriva da própria natureza do fato.

Reprodução
Após pintar o cabelo, funcionária foi chamada de 'pica pau' por gerente
Reprodução

Com base nesse entendimento, a 2ª turma do TST reformou sentença de 1º grau e determinou que uma trabalhadora fosse indenizada por dano moral.

O juízo de 1ª instância negara provimento à ação da funcionária — que foi chamada de pica pau pelo seu gerente na frente de outros funcionários — alegando que não se pode caracterizar dano moral por "simples melindre, contrariedade ou pequenas mágoa".

Na ação, a funcionária alega que, logo após pintar os cabelos de vermelho, o seu superior a chamou de "pica pau" e disse de forma jocosa que haviam feito "uma bela obra de arte" em seus cabelos.

A trabalhadora afirma que a partir desse episódio passou a ser motivo de chacota na empresa e que isso gerou fortes danos psicológicos. Ela alega ainda que foi obrigada a procurar auxílio médico.

Ao analisar a matéria, a relatora do caso, ministra Delaíde Miranda Arantes, apontou claro desrespeito aos direitos mínimos da dignidade da pessoa humana.

"A culpa, a seu turno, está caracterizada pelo fato de a reclamada ter permitido que a reclamante tenha se tornado motivo de chacota no ambiente de trabalho em razão dos comentários de seu preposto".

O voto da relatora foi acatado por unanimidade pelo colegiado; a empresa foi condenada a indenizar a funcionária em R$ 10 mil.

Clique aqui para ler o acórdão
1000660-29.2016.5.02.0262

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!