TV ConJur

Bermudes conseguiu que o Estado se reconhecesse torturador

Autor

25 de fevereiro de 2020, 9h19

Spacca
O advogado Sérgio Bermudes foi o autor da petição inicial do caso Vladimir Herzog. Contrariando a família do jornalista, ele insistiu em propor uma ação civil pedindo que o Judiciário reconhecesse a responsabilidade do Estado pela morte dele. E obteve uma decisão paradigmática.

“A importância da sentença está justamente no fato de ter sido a primeira vez que o Estado brasileiro, por meio de um de seus poderes, proclamou que o próprio Estado usava a tortura como instrumento de investigação de crimes políticos. A essência da importância da sentença é esta: o reconhecimento pelo Estado de que o Estado torturava. É uma sentença que enaltece, enobrece o Judiciário e o juiz que a proferiu, mais do que o advogado que postulou a jurisdição."

Em entrevista concedida à ConJur em 2018, Bermudes afirmou que o Direito é plástico. Ou seja: as normas jurídicas são formuladas abstratamente, e cabe ao advogado moldá-las a situações específicas.

No último mês de dezembro, o escritório de Advocacia Sérgio Bermudes completou 50 anos. Durante o período, seu fundador tornou-se um dos mais influentes advogados brasileiros.

Confira abaixo o quarto vídeo da série com Bermudes na TV ConJur:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!