Meu garoto

Advogados entram com ação contra condecoração dada por Bolsonaro ao filho

Autor

21 de fevereiro de 2020, 19h39

Dois advogados ajuizaram ação popular na Justiça Federal de Campo Grande (MS) pedindo a suspensão da condecoração dada pelo presidente Jair Bolsonaro a seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro. 

Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados
O deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho 03 do presidente, recebeu do pai condecoração nesta sexta-feira
Lucio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados

A Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União, no Grau Grã-Cruz, foi publicada em decreto na edição desta sexta-feira (21/2), no Diário Oficial da União. Nela, Bolsonaro condecora o filho e outras 39 pessoas.

De acordo com os advogados, ao nomear o próprio filho, o presidente deixou a margem de discricionariedade e de preceitos éticos "mais elementares na condução da Administração Pública".

"Um pai pode ter mil razões para querer homenagear o filho. E é bom que tenha. Entretanto, a homenagem não pode ser feita com o patrimônio, material ou imaterial do Poder Público. Razões de caráter familiar jamais podem nortear a atuação do Administrador Público", criticam.

A ação foi protocolada nesta sexta, na 4ª Vara Federal de Campo Grande (MS), pelos advogados José Belga Trad e Fábio Martins Neri Brandão.

A lista de condecorações inclui os presidentes do STF e do STJ, ministros Dias Toffoli e João Otávio de Noronha, respectivamente; o PGR, Augusto Aras; os parlamentares Davi Alcolumbre, Rodrigo Maia, David Soares e os ministros Onyx Lorenzoni, Damares Alves, Tarcísio Freitas e general Augusto Heleno.

Clique aqui para ler a inicial
5001602-60.2020.4.03.6000

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!