TV ConJur

Nenhuma suprema corte no mundo julga mais que o STF, diz Toffoli

Autor

20 de fevereiro de 2020, 13h37

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, disse em entrevista exclusiva em visita à TV ConJur não ver problemas na decisão do colega Luiz Fux que suspendeu a suspensão da implementação do juiz das garantias. "Isso faz parte das diferenças de opiniões."

Mas reforçou a quantidade de decisões colegiadas proferidas pelo STF. "Foram, no ano passado, mais de 17 mil decisões colegiadas. Nenhuma suprema corte do mundo julga isso. E aí é inevitável que você tenha decisões individuais."

O também presidente do Conselho Nacional de Justiça afirmou não ver problemas em opiniões díspares dos 11 membros do tribunal. "Isso é a nossa cultura de julgamento há cem anos. Para você ter a transparência da decisão nós só sabemos o que cada qual vai dizer no momento do julgamento. Triste são locais em que os juízes se sentam em salas, como dizem os latinos, cerradas, e lá eles decidem e depois trazem a público a sua decisão final sem nenhuma transparência. Eu prefiro o nosso sistema. É mais transparente."

Clique aqui e leia a íntegra da entrevista, e veja abaixo o quinto vídeo da série:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!