Educação jurídica

Colunista da ConJur ministra aula magna na USP

Autor

20 de fevereiro de 2020, 14h58

Na última segunda-feira (17/2), a Faculdade de Direito da USP iniciou suas aulas com duas aulas magnas. Pela manhã, o professor Fernando Facury Scaff ministrou a aula magna que deu início ao período letivo. No período noturno, quem fez as honras foi o professor de Direito Penal Alamiro Veludo.

Globo/Reprodução
Fernando Facury Scaff ministrou aula magna na universidade de Direito da USP
Divulgação

Dos grandes nomes do Direito Financeiro do país, Scaff que, também é colunista da ConJur, abordou o tema Por que estudar Direito nos dias atuais, tratando da relação entre docentes e discentes e das profissões jurídicas, com um enfoque na disciplina que ministra na universidade.

O professor tratou da justiça comutativa no âmbito primordial do Poder Judiciário, o que corresponde ao ensino jurídico que se ministra nas Faculdades de Direito, distinguindo-a da justiça distributiva, que se encontra primordialmente no seio das diferentes formas de organização familiar da sociedade e dos Poderes Legislativo e Executivo.

Ele também propôs que as faculdades de Direito passem a ensinar também a busca da justiça distributiva, a fim que se tenha um ensino mais voltado para a isonomia e para a liberdade, com respeito aos direitos fundamentais.

Clique aqui para ler a íntegra da aula magna

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!