Consultor Jurídico

Notícias

Educação jurídica

Colunista da ConJur ministra aula magna na USP

Na última segunda-feira (17/2), a Faculdade de Direito da USP iniciou suas aulas com duas aulas magnas. Pela manhã, o professor Fernando Facury Scaff ministrou a aula magna que deu início ao período letivo. No período noturno, quem fez as honras foi o professor de Direito Penal Alamiro Veludo.

Fernando Facury Scaff ministrou aula magna na universidade de Direito da USP
Divulgação

Dos grandes nomes do Direito Financeiro do país, Scaff que, também é colunista da ConJur, abordou o tema Por que estudar Direito nos dias atuais, tratando da relação entre docentes e discentes e das profissões jurídicas, com um enfoque na disciplina que ministra na universidade.

O professor tratou da justiça comutativa no âmbito primordial do Poder Judiciário, o que corresponde ao ensino jurídico que se ministra nas Faculdades de Direito, distinguindo-a da justiça distributiva, que se encontra primordialmente no seio das diferentes formas de organização familiar da sociedade e dos Poderes Legislativo e Executivo.

Ele também propôs que as faculdades de Direito passem a ensinar também a busca da justiça distributiva, a fim que se tenha um ensino mais voltado para a isonomia e para a liberdade, com respeito aos direitos fundamentais.

Clique aqui para ler a íntegra da aula magna

Revista Consultor Jurídico, 20 de fevereiro de 2020, 14h58

Comentários de leitores

1 comentário

Para fazer justiça distributiva nos fóruns teria que

daniel (Outros - Administrativa)

Teria que ser eleição para os integrantes do Judiciário para fazerem justiça distributiva e com todo o risco eleitoral de desvios

Responder

Comentários encerrados em 28/02/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.