Peculato e lavagem

STJ confirma condenação do ex-governador Eduardo Azeredo com redução de pena

Autor

11 de fevereiro de 2020, 17h44

Não cabe ao Superior Tribunal de Justiça reexaminar provas de juízo de primeiro grau em julgamento de recurso especial. Com esse entendimento, a 5ª Turma do STJ confirmou a condenação do ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo por peculato e lavagem de dinheiro. A decisão desta terça-feira (11/2) foi unânime. 

Reprodução
ReproduçãoTurma decidiu manter condenação de Azeredo por peculato e lavagem de dinheiro

De acordo com o processo, Azeredo desviou dinheiro público de empresas estatais para promover sua campanha à reeleição em 1998, no esquema que ficou conhecido como "mensalão tucano".

Ao analisar o caso, o juízo de origem concluiu que o ex-governador usou do cargo político como trampolim. O ex-tucano teria usado da posse indireta do dinheiro público para adquirir cotas de patrocínio de eventos esportivos que jamais receberam tais valores. 

O relator do recurso, ministro Jorge Mussi, entendeu que a condenação deve prosperar porque está amparada em provas documentais e periciais, obtidas com quebra de sigilo bancário e provas orais. O colegiado seguiu seu voto.

Além disso, a turma considerou que foram consideradas duas vezes no cálculo a valoração sobre peculato pelo fato de ser governador à época. Por esse motivo, os ministros decidiram reduzir a pena de 20 anos para  15 anos e 7 meses.

HC 518.882

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!