Divã Tributário

Clínica de psicólogos tem direito a regime especial de ISS no Rio de Janeiro

Autor

17 de dezembro de 2020, 19h59

Por entender que os serviços prestados pela clínica MHR Psicólogos Associados são de natureza pessoal, não empresarial, a 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro permitiu que ela recolha ISS pela forma privilegiada prevista no artigo 9º, parágrafo 3º, do Decreto-Lei 406/1968, e no artigo 5º da Lei carioca 3.720/2004.

Reprodução
Justiça entendeu que serviços de clínica de psicólogos são pessoais
Reprodução

O município do Rio de Janeiro cadastrou as sociedades uniprofissionais como clínicas, o que implicou a cobrança de ISS sobre o faturamento mensal em vez de ser pelo valor fixo por sócio. Dessa maneira, o próprio contribuinte faz o cadastro, o que leva a uma suposta confissão de enquadramento fiscal.

Com base nesse cadastro, a prefeitura do Rio argumentou que a MHR Psicólogos Associados era uma sociedade empresária e, com base no artigo 6º da Lei municipal 3.720/2004, não tinha direito à tributação diferenciada.

Representada pelo advogado César Albuquerque, sócio do Albuquerque Neto Advogados, a clínica foi à Justiça pedir o enquadramento no regime especial de ISS. A MHR sustentou que, independentemente de ter aceitado o cadastro do município, ainda tem o direito de ser tributada de forma excepcional se cumprir os requisitos legais — principalmente os de ter sócios com a mesma profissão e recebimento proporcional à prestação do serviço de cada sócio.

O pedido da clínica foi aceito em primeira instância, mas o município do Rio recorreu. O relator do caso no TJ-RJ, desembargador Marco Antonio Ibrahim, afirmou que, para que atividades intelectuais sejam caracterizadas como empresárias, é preciso haver a organização dos fatores de produção (capital, mão de obra, insumos e tecnologia).

Como esse requisito não está presente no caso da MHR, não é possível considerá-la uma sociedade empresária, apontou o magistrado. Dessa maneira, ele considerou que os serviços prestados pelos sócios são de natureza pessoal, e a clínica tem direito ao regime diferenciado de ISS. A decisão, de 20 de maio, foi referendada em embargos de declaração julgados em 30 de setembro.

César Albuquerque disse à ConJur que a decisão é importante "para rechaçar as arbitrariedades praticadas pelas secretarias de Fazenda em diversas cidades, não apenas do Rio de Janeiro, que ignoram a legislação pertinente e fazem a cobrança de ISS a maior, cabendo ao Judiciário a declaração da nulidade de qualquer cobrança ilegal e a determinação para que o município cumpra a lei".

Clique aqui para ler a decisão
Processo 0224923-84.2012.8.19.0001

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!