Luto na advocacia

Morre o advogado e ex-diretor da OAB-SP Euro Bento Maciel

Autor

16 de dezembro de 2020, 10h23

O advogado Euro Bento Maciel morreu nesta quarta-feira (16/12), aos 76 anos, vítima de Covid-19, segundo a assessoria de imprensa da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp).

Divulgação
Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1970), Maciel foi conselheiro da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB de São Paulo, conselheiro seccional em diversas gestões e diretor em duas gestões.

Era conhecido entre os colegas como o "advogado dos advogados" por sua atuação no Tribunal de Ética e por ser aguerrido em suas defesas, afirmou Reinaldo de Maria, assessor da Aasp, em post nas redes sociais.

Ele deixa o filho Euro Bento Maciel Filho, e os irmãos Esdras Maciel e Arlete Maciel. O velório e enterro serão restritos à família.

Eli Alves da Silva prestou homenagem ao colega. "A perda é irreparável. Um ser humano ímpar. Tive a honra e a alegria de desfrutar da sua amizade, do seu convívio, da sua confiança, da sua sabedoria e cultura jurídica. Essa confiança foi revelada, quando ele disputou a Presidência da OAB-SP em 1997, e me convidou para ser seu candidato a Secretário Geral, com o apoio do nosso grupo daquela época. Com toda essa convivência, posso testemunhar o grande homem, o grande ser humano, o grande profissional, sua ética e seu espirito altruísta. Você cumpriu sua missão material e agora merece o descanso eterno."

Para Daniel Leon Bialski, criminalista, sócio de Bialski Advogados, "doutor Euro foi um ícone da advocacia e bravamente desfilou seu talento pelos tribunais e fóruns". "Lutou exercendo funções em diversas instituições de classe, muito bem representando a todos nós. Deixará saudade, mas tem o seu legado no filho na sua continuidade e a certeza do sucesso."

"Existem pessoas que nos marcam profundamente e permanecerão presentes no caminhar da vida, ainda que não fisicamente. Doutor Euro Bento, advogado dos advogados, com quem aprendi que um processo sem defesa aguerrida é um papel sem alma, sentiremos sua falta, mas estaremos juntos, sempre lutando pela melhor justiça", disse João Vinícius Manssur.

Para o advogado Adib Abdouni, "o cenário jurídico brasileiro — sobretudo o de São Paulo — perde um de seus maiores expoentes, posto que o ilustre doutor Euro Bento Maciel, ao longo de sua profícua carreira, é reconhecido por inegável vigor intelectual e elogiável tecnicidade, chamando-nos sempre a atenção os traços típicos de um comportamento cordial e simpático no trato como os demais colegas e operadores do direito, cuja trajetória profissional contém a marca indelével da defesa intransigível da valorização e defesa das prerrogativas dos advogados".

"Manifestamos as condolências aos seus familiares e amigos neste momento de dor e consternação", informou em nota o escritório WZ Advogados — Wongtschowski & Zanotta Advogados

 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!