Consultor Jurídico

Opinião

Como a transformação digital está revolucionando os escritórios de advocacia

Por 

O avanço tecnológico sobre o universo jurídico traz possibilidades enriquecedoras no que diz respeito à otimização de processos e à própria competitividade dos escritórios de advocacia. 

A consolidação da tecnologia no ambiente corporativo das empresas nacionais é uma realidade cada vez mais comum. Não por acaso, afinal, uma rotina operacional sustentada por conceitos de inovação traz à tona uma série de contribuições que reflete em um negócio muito mais promissor, principalmente se listarmos os benefícios que o componente tecnológico oferece para uma organização. O que alguns deixam passar é a compatibilidade desse cenário extremamente positivo com o segmento do Direito. Para os escritórios de advocacia e profissionais inseridos no meio, a transformação digital é um caminho sem volta em termos de produtividade e gestão organizacional.

Toda mudança demanda um intervalo de tempo capaz de respeitar a adaptação das pessoas. Nesse sentido, é de suma importância que os líderes se encarreguem de conduzir essa transição ao digital sem desconsiderar o aspecto comportamental dos colaboradores, proporcionando métodos e ferramentas de trabalho que facilitem a absorção da tecnologia no dia a dia de trabalho. Dessa forma, torna-se possível a criação de uma cultura interna orientada à eficiência dos processos e assertividade nos planejamentos estratégicos.

O impacto sobre o gerenciamento de documentos
Com o crescimento e a expansão de um determinado escritório sobre o mercado que se busca atingir, é natural que ocorra um aumento na demanda referente à organização de documentos e contratos. Por meio de sistemas manuais e armazenamentos físicos, essa realidade pode não só travar a atuação dos profissionais e prejudicar o negócio em sua totalidade, como provocar erros críticos para a integridade dos serviços oferecidos.

Diante dos efeitos da complexidade operacional de empresas emergentes no setor jurídico, automatizar etapas de gerenciamento e depósito de documentos é uma alternativa que simplifica a vida dos operadores do Direito e abre espaço para que eles centralizem seus esforços em atividades subjetivas e estratégicas, deixando o trabalho exaustivo para o sistema. Esse nível de eficiência nas operações viabiliza um acompanhamento processual que corresponda às maiores necessidades da organização, além de solidificar o controle de agenda da equipe quanto às exigências dos clientes.

Contribuições técnicas para melhores decisões
Após abdicar do uso de modelos manuais de armazenamento e manuseio de informações, optando pela transformação digital como ponto de partida para reformular por completo etapas operacionais, a tendência é de que o cotidiano de trabalho mude radicalmente. No contexto de um escritório de advocacia, toda ação possui uma consequência direta para o andamento das tarefas, positivamente ou negativamente. Com a tecnologia, esse cenário mostra-se mais favorável.

Soluções de automação são capazes de separar dados relevantes para a geração de insights valiosos para a tomada de decisão, agregando respaldo digital para cada medida adotada. Com essa movimentação inovadora bem estruturada no âmbito interno, as vantagens se estendem para a concepção de planos de relacionamento e jornada do cliente mais eficazes e assertivos. Isso nos leva ao último tópico.

Resultado é evidenciado na experiência do cliente
Ao incorporar os recursos produzidos pela implementação tecnológica, conforme a adaptação e capacitação dos colaboradores, as possibilidades estratégicas passam a ser numerosas e flexíveis, isto é, passíveis de corresponder ao dinamismo do mercado e às necessidades dos clientes, que se encontram atualizados com o que há de novo no quesito inovação e tecnologia. Em tempos nos quais a experiência e a jornada proporcionada ao usuário são determinantes para que o público-alvo seja conquistado, ter o apoio de plataformas digitais é um investimento justificável.

Seja no gerenciamento de documentações, em consultas à legislação realizadas em poucos segundos e análises preditivas sobre os rumos a seguir com o escritório, a abrangência da transformação digital é inegável e oferece oportunidades únicas para o universo jurídico.




Topo da página

 é founder e CEO da EasyJur Software Jurídico Inteligente, especializado em Gestão e Tecnologia Jurídica.

Revista Consultor Jurídico, 15 de dezembro de 2020, 7h13

Comentários de leitores

1 comentário

Revolução Digital

Leonardo Glavina (Administrador)

Muito boa e relevante a matéria! As empresas precisam se adequar a esta nova realidade para que se otimizem seus processos e se mantenham competitivas. Nós, do centro von Braun, possuímos tecnologias e expertise para guiá-los nesse processo de transformação, fale conosco!

Comentários encerrados em 23/12/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.