Biênio 2021-2022

Jarbas Soares Júnior toma posse como procurador-geral de Justiça de MG

Autor

14 de dezembro de 2020, 21h28

Jarbas Soares Júnior foi empossado na sexta-feira (11/12) como procurador-geral de Justiça de Minas Gerais. Ele atuará no posto no biênio 2021-2022. A solenidade ocorreu no Colégio de Procuradores de Justiça.

Reprodução
Jarbas Soares Júnior tomou posse na sexta-feira
Reprodução

A seção foi aberta pelo procurador Darcy de Souza Filho. Além dele, também participaram assinando o livro de posse o governador de Minas, Romeu Zema, e o corregedor-geral do MP-MG, Luciano França da Silveira Júnior. 

"Muito me honra saber que esse partido, tão cioso com a coisa pública e a meritocracia não ofereceu restrições ao meu nome e não me pediu nada", afirmou em seu discurso, fazendo referência ao Novo, partido que o governador faz parte. 

As eleições para o cargo ocorreram em 9 de novembro. Na ocasião, procuradores e promotores organizaram uma lista tríplice. Soares Júnior encabeçou a lista de candidatos e foi nomeado por Zema no dia 24 do mesmo mês.

Deixou o posto o agora ex-procurador-geral de Justiça Antônio Sérgio Tonet, que não participou da solenidade. Foi a primeira vez que um procurador-geral não conduziu o seu sucessor. 

Jarbas Soares Júnior
Natural de Montes Claros (MG), Jarbas Soares Júnior é procurador de Justiça desde 2011. Terminou o bacharelado em Direito na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 1989. No ano seguinte, ingressou no MP-MG, tendo exercido a função de promotor de Justiça nas comarcas de Januária, Manga, Ouro Preto, Mariana e Itabirito. 

No MP-MG, também foi diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), membro do Conselho Superior e da Câmara de Procuradores de Justiça e, por duas vezes, procurador-geral de Justiça (Biênios 2005-2006 e 2007-2008). 

Soares Júnior também foi membro do Conselho Nacional do Ministério Público em duas ocasiões, entre 2011-2013 e 2013-2015. Lá, presidiu a Comissão de Direitos Fundamentais. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!