Reserva Legal

Fazendeiros devem recuperar área degradada por plantio de cana

Autor

14 de dezembro de 2020, 9h42

Por entender que os réus não podem se omitir de adotar medidas adequadas para a proteção da área destinada a reserva legal, a 2ª Vara Cível da Comarca de Uberaba (MG) determinou que quatro fazendeiros recuperem sete hectares de terras degradadas pela lavoura de cana-de-açúcar.

Reprodução

Em 2003, o proprietário da fazenda firmou termo de compromisso com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) para criar reserva legal correspondente a pelo menos 20% da área do imóvel, além de adotar medidas de recuperação, em até três anos. Mas a obrigação não foi cumprida, e a propriedade foi posteriormente desmembrada em outros imóveis rurais e vendida separadamente.

Após fiscalização que constatou a ausência de recuperação da área, o estado de Minas Gerais ajuizou ação civil pública para promover a regularidade ambiental. O dono original da fazenda argumentou que a responsabilidade seria dos atuais proprietários das áreas rurais, enquanto os demais alegaram que não firmaram nenhum termo de compromisso.

O juiz Marcelo Geraldo Lemos considerou que o proprietário original tem responsabilidade pela recuperação da área, já que deixou de adotar as medidas necessárias no tempo certo. Também entendeu que os novos donos ficam comprometidos pelo termo, "dado o risco de grave desequilíbrio ecológico gerado pela conduta e as nocivas consequências da continuidade da atividade de plantio para a coletividade".

"A adequada salvaguarda do meio ambiente exige que se adotem, a qualquer tempo, medidas para a garantia da higidez ambiental", completou o magistrado. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-MG.

Clique aqui para ler a decisão
Processo 5003318-70.2018.8.13.0701

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!