Vitória da advocacia

TRE da Bahia fixa em R$ 8 mil remuneração de advogado dativo

Autor

10 de dezembro de 2020, 20h35

Um advogado dativo do interior da Bahia obteve uma vitória inédita para os operadores do Direito no estado. Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) acolheu um recurso interposto por ele e fixou em R$ 8 mil os honorários advocatícios a serem pagos pela União. 

Tero Vesalainen
O trabalho do advogado dativo foi reconhecido pelo tribunal eleitoral
Tero Vesalainen 

Designado para trabalhar como defensor dativo em uma causa que tramitou na zona eleitoral de São Felipe (BA), o advogado Júlio Gomes recorreu ao TRE após a juíza que o nomeou ter negado a fixação dos honorários. Nesta quinta-feira (10/12), a corte eleitoral deferiu o recurso, que contou com sustentação oral do conselheiro federal e presidente da Comissão de Advocacia Dativa da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia, Ubirajara Ávila, 

"Essa decisão serve como elemento encorajador para que toda a advocacia baiana busque a justa remuneração da advocacia dativa, prestigiando ainda o postulado constitucional previsto no artigo 133, que estabelece ser o advogado indispensável à administração da Justiça, mormente ao exercer o importante múnus da defesa dativa", disse Ávila.

O advogado beneficiado pela decisão do TRE afirmou que a vitória na corte eleitoral foi um justo reconhecimento ao seu esforço.

"Estou bastante feliz e com o sentimento de dever cumprido, posto que houve compromisso da minha parte pelo múnus recebido e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo TRE-BA", afirmou Gomes.

O recurso teve como relator o juiz eleitoral Henrique Trindade. De acordo com o presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, a decisão é um marco na forma de se fazer justiça com a advocacia dativa no Estado. Com informações da assessoria de imprensa da OAB-BA.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!