Emendas Parlamentares

Ricardo Lewandowski autoriza buscas contra deputado federal do Maranhão

Autor

9 de dezembro de 2020, 12h16

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, autorizou o cumprimento de 27 mandados de busca e apreensão contra pessoas supostamente envolvidas em desvios de recursos públicos no Maranhão. Entre os alvos, segundo informou o G1, está o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL). 

Reprodução
Operação da PF apura desvio de emendas parlamentares

A operação da Policia Federal apura desvio de emendas parlamentares da área da saúde. A estimativa é de que a fraude possa ter gerado um prejuízo de R$ 15 milhões. 

Os recursos teriam sido utilizados em contratos firmados com empresas de fachada que pertencem ao deputado do PL, mas que estariam em nome de laranjas. Segundo a polícia, as empresas sacavam o dinheiro e entregavam ao político, em seu escritório regional parlamentar em São Luís. 

As investigações foram iniciadas há quatro meses. A PF afirma que conseguiu constatar não apenas os supostos desvios, como também os saques. Áudios e vídeos teriam registrado a distribuição dos valores. 

Além dos 27 mandados de busca e apreensão em São Luís e no interior do Maranhão, Lewandowski também ordenou o bloqueio de mais de R$ 6 milhões em patrimônio do parlamentar. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!