Troca de gestão

Ana Arraes é eleita presidente do Tribunal de Contas da União; Bruno Dantas será vice

Autor

2 de dezembro de 2020, 14h54

A ministra Ana Arraes acaba de ser eleita presidente do Tribunal de Contas da União. Ela recebeu nove votos e será a segunda mulher a presidir a corte; desde 1893, apenas Elvia Lordello Castello Branco foi presidente (em 1994).

TCU
TCUAna Arraes é formada em Direito e foi deputada federal por Pernambuco, seu estado natal

A votação aconteceu no início da sessão desta quarta-feira (2/12). O cargo de vice-presidente será exercido pelo ministro Bruno Dantas, que também assumirá a Corregedoria do órgão. 

Eles tomarão posse na próxima semana, dia 10 de dezembro, mas o exercício da gestão começa em 1º de janeiro de 2021. A duração do mandato é de um ano, sendo prevista a chance de reeleição para mais um ano.

Em rápido discurso, a ministra afirmou que a eleição coroa sua história e a dignifica. Também lembrou que será a primeira mulher a presidir a casa neste século. "Sinto-me honrada por elevar a participação feminina nas tomadas de decisão e pretendo inspirar outras mulheres a alcançarem espaços como este."

A lista de sucessão do TCU prevê que o presidente eleito seja o mais antigo da corte, que ainda não tenha assumido o posto. O TCU é formado por nove ministros e quatro ministros-substitutos. Para a eleição, o quórum mínimo necessário é de cinco ministros. 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!