Trâmite regular

Impeachment de Witzel na Alerj deve seguir, determina Alexandre de Moraes

Autor

28 de agosto de 2020, 18h30

Ao determinar que cada partido político indique um representante para formação de comissão especial de impeachment, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) garantiu a ampla participação da maioria e minoria parlamentar. 

Tânia Rego / Agência Brasil
Abertura do processo de impeachment foi autorizada pela Alerj no último mês de junho 
Tânia Rego/Agência Brasil

Com esse entendimento, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, revogou decisão anterior e manteve o rito de prosseguimento do impeachment contra o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC).

O ex-juiz ajuizou reclamação contra os atos administrativos praticados pela Alerj e decisão do Tribunal de Justiça fluminense que os validou. De acordo com Alexandre, porém, o rito adotado pela Alerj transcorreu dentro do trâmite legal e "não houve irresignação por parte de nenhum dos partidos políticos representados na Assembleia Legislativa".

O governador alegava que a formação da comissão desrespeitou "por completo" a regra da proporcionalidade partidária ao ser instituída mediante a simples indicação de líderes partidários. 

Sustentou ainda que partidos com maiores bancadas foram sub-representados, enquanto a representatividade dos partidos de bancadas pequenas foi aumentada, o que desvirtuaria as forças políticas do Legislativo estadual.

A abertura do processo de impeachment foi autorizada pela Alerj em junho, por 69 votos a 0. Um mês depois, no recesso de julho, o ministro Dias Toffoli havia determinado a desconstituição da comissão especial formada para examinar o processo e a formação de uma nova, que deveria ser eleita e proporcional.

Acerca da decisão de Toffoli, Alexandre explicou que a corte "declarou que 'a hipótese não é de eleição', somente deixando de invalidá-la desde que a eleição a ser realizada fosse limitada 'a ratificar ou não as indicações feitas pelos líderes dos partidos ou blocos".

Governador afastado
Witzel foi afastado do cargo na manhã desta sexta-feira (28/8) por suspeita de irregularidades. O ministro Benedito Gonçalves, do STJ, afirmou que a medida — tomada antes de ouvir o político — é necessária para impedir que ele use a máquina estatal para seguir praticando crimes e dilapidando os cofres públicos. No entanto, o ministro negou pedido de prisão preventiva do governador feito pelo Ministério Público Federal.

Especialistas ouvidos pela ConJur entendem que a afastá-lo do cargo por decisão monocrática é antidemocrático e inconstitucional. A Corte Especial do STJ vai decidir na próxima quarta-feira (2/9) se referenda o afastamento.

Clique aqui para ler decisão
Rcl 42.358

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!