Lei de Segurança Nacional

A pedido do governo, PF intima colunista da Folha de S.Paulo

Autor

21 de agosto de 2020, 15h58

Ministro André Mendonça pediu abertura de inquérito para apurar conduta de jornalista
José Cruz/Agência Brasil

O jornalista Hélio Schwartsman foi intimado a depor na Polícia Federal no bojo do inquérito aberto a pedido do Ministério da Justiça para investigar o colunista da Folha de S.Paulo.

O pedido de investigação foi baseado na Lei de Segurança Nacional — instaurada no crepúsculo da ditadura militar (1964-1985) — e tem como objetivo apurar fatos relacionados ao texto "Por que torço para que Bolsonaro morra", assinado pelo articulista e publicado pela <i>Folha</i> após o presidente Jair Bolsonaro anunciar que havia contraído Covid-19.

Na ocasião, o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, anunciou o pedido de abertura do inquérito por meio das redes sociais.

"1. Há direitos fundamentais. 2. Não há direitos fundamentais absolutos. 3. As liberdades de expressão e imprensa são direitos fundamentais. 4. Tais direitos são limitados pela lei.", disse.

"Diante disso, quem defende a democracia deve repudiar o artigo 'Por que torço para que Bolsonaro morra'. Assim, com base nos artigos 31, IV; e 26 da Lei de Segurança Nacional, será requisitada a abertura de inquérito à Polícia Federal", informou.

O advogado Luís Francisco de Carvalho Filho, que representa o jornal, disse que "este inquérito é mais um desvio autoritário do governo Bolsonaro, avesso à Constituição e à liberdade de expressão".

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!