Consultor Jurídico

Comentários de leitores

12 comentários

Oficial de justiça

O ESCUDEIRO JURÍDICO (Cartorário)

O Oficial de Justiça é o servidor essencial ao cumprimento das ordens judiciais. É ele que materializa as ordens do Poder Judiciário.
Obrigatoriamente, deve ser reconhecida como carreira típica de Estado.
É cargo com funções que o expõem a risco.
AC - Cruzeiro do Sul
Policia prende acusado de matar a tiros oficial de justiça
AL - Olho D ´Água das Flores - Oficial de Justiça morto com golpes de facas e chave de rodas
RJ - Barra do Piraí
Oficial de Justiça é morto a tiros ao cumprir intimação
SP - Barra Funda - Oficiala Morta ao cumprir Mandado de Busca e Apreensão
Fonte: (https://www.sinjufego.org.br/index.php/publicacoes/6096-stf-nao-respeita-a-dor-da-familia-do-oficial-assassinado).
É imprescindível que o oficial:
- Use arma de fogo;
-Use colete a prova de balas;
- Seja reconhecida como carreira típica de Estado e
- Seja beneficiado com política de Estado para aumentar os seus vencimentos.

Função essencial à Justiça

Tomás Menezes (Oficial de Justiça)

Mais do que justo para um servidor que é a longa manus do magistrado, executando as decisões registradas em papel pelo Juiz. O êxito e a celeridade das execuções depende desse servidor, essencial para a Justiça.

Reconhecimento Evidente

Rita de Cássia Leão Nogueira de Faria (Professor)

É primordial para o cumprimento de todas as atribuições ao cargo que o oficial de justiça seja reconhecido como carreira exclusiva do Estado pois só assim haverá transparência e lisura no cumprimento dos atos. Pois a justiça não pode ficar a mercê de pessoas despreparadas, com interesses escusos e desvinculadas do propósito do judiciário.

Assim se faz Justiça

Marcus Humberto Ferreira Santana (Advogado Assalariado)

O Oficial de Justiça é a extensão dos braços e olhos do Juiz e como tal foi forjado para executar essas funções perante a sociedade , sendo sua atividade típica e em sintonia com o que a Justiça determina, outrora representada pelo meirinho mor (hoje Juiz de Direito) e Meirinho auxiliar como frisaram os portugueses . Ademais , não é de se admitir quem não esteja preparado, pela moral e bons costumes característicos não só de quem assume a função de Juiz, como de quem o auxilia na execução d o s atos. Que a Justiça seja feita a nós Oficiais de Justiça !

Oficial de justiça: carreira típica de estado

ERAMOS (Oficial de Justiça)

Excelente artigo!
O Oficial de Justiça é a personificação do Poder Judiciário nas ruas, o "longa manus" do Magistrado; logo, o reconhecimento da carreira como típica de Estado é de rigor e já deveria ter ocorrido há tempos.

Parabéns

Iara Pereira Mendes (Oficial de Justiça)

O artigo é extremamente coerente.

Justiça para os que a efetivam

Raimundo Mendes (Oficial de Justiça)

Parabenizo o Professor, Gerardo, mui dígno Colega de trabalho, pela excelente exposição no sentido do reconhecimento dessa profissão como Carreira de Estado. De fato, sem o Oficial de Justiça haveria um vácuo na implementação da Justiça, razão pela qual torna-se imperioso o reconhecimento desse profissional que, na prática, efetiva o cumprimento das ordens judiciais.

Oficial de Justiça Carreira Típica de Estado

Dino Gomes (Oficial de Justiça)

Sem dúvidas que a carreira de Oficial de Justiça é típica de Estado, pois o trabalho executado por esses profissionais se assemelha às atribuições de polícia judiciária.

Os oficiais de Justiça são atividade fim do Poder Judiciário. O oficial de Justiça executa ordens de comunicações processuais, faz penhoras, reintegrações de posse, despejos, afastamento de maridos agressores do lar conjugal, prisões, buscas e apreensões, etc.

Oficial de Justiça: Carreira de Estado

Eduardo C. Barros (Advogado Assalariado - Tributária)

Certíssimo! Já deveria ter sido contemplada na CR/88.

Esse reconhecimento é questão de justiça!

papodeoficial (Oficial de Justiça)

O Oficial de Justiça tem atribuições próprias de várias outras carreiras tidas como de Estado, só que no âmbito judicial, onde realiza atividade-fim, impossível de ser executada de modo completo e efetivo pela iniciativa privada.

Parabéns !

Marcelo Gallerani (Oficial de Justiça)

Parabenizo o professor e colega Gerardo pelo excelente artigo , onde ele expôs com precisão a importância da nossa categoria se tornar carreira de Estado . Nós OFJ, levamos a Justiça do Oiapoque ao Chuí com destreza e profissionalismo, debaixo do Sol e chuva, fazendo com que o simples cidadão seja abrangido pelo Judiciário e tenha o seu direito reconhecido.

Longa Manus

GUSTAVO TERRA (Outros)

Somos os longa manus do juiz. Representamos os magistrados fora do fórum. Nao existe razão para nao sermos considerados carreira típica de Estado.

Comentar

Comentários encerrados em 26/08/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.