Consultor Jurídico

Macartismo jabuticaba

Dossiê de antifascistas entregue aos EUA cita jornalistas e professores

Douglas Garcia disse a justiça que dossiê foi entregue ao governo dos Estados Unidos pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro
Alesp

O dossiê que a Justiça diz ter sido elaborado pelo deputado estadual Douglas Garcia (PTB-SP) contra antifascistas cita dois jornalistas, seis radialistas e pelo menos 70 professores, informa o jornalista Rogério Gentile, do portal UOL.

O documento, segundo o próprio deputado informou à Justiça, foi entregue à Embaixada dos Estados Unidos pelo deputado Eduardo Bolsonaro (SP), filho do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo a publicação, o dossiê lista ao menos mil nomes. Entre eles estão um repórter da Uniara FM, de Araraquara (SP), e um jornalista que trabalha no sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos (SP).

Ainda cita seis radialistas — um deles da rádio Eldorado FM — e 579 servidores e professores a favor do antifascismo. O documento reúne informações como endereço das escolas aonde esses professores podem ser encontrados e números de telefone.

Garcia foi recentemente condenado a indenizar em R$ 20 mil uma mulher que teve seus dados particulares inseridos no dossiê. A decisão é juiz Guilherme Ferreira da Cruz, da 45ª Vara Cível Central de São Paulo. 

Para o juiz, a conduta do deputado expôs a autora, sem nenhuma prova objetiva e segura, "a devassar diretamente e com iniludível animus injuriandi atributos da sua personalidade e da sua inviolável intimidade, qualificando-a como 'antifas', portanto, na perspectiva que demonstra, violenta, criminosa e terrorista".

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 17 de agosto de 2020, 17h34

Comentários de leitores

2 comentários

Atentado

carlos.msj (Advogado Autônomo - Tributária)

Mais um atentado contra a demoracia do desgoverno bozolóide.

Indenizações

O ESCUDEIRO JURÍDICO (Cartorário)

O deputado fascista deve preparar, pelo menos, um bilhão de reais, para pagamento das indenizações dos processos que sofrerá.

Comentários encerrados em 25/08/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.