Impacto bilionário

Recursos sobre contribuição ao Sebrae e Incra saem da sessão virtual

Autor

14 de agosto de 2020, 9h46

Após pedido de destaque do ministro Gilmar Mendes, saíram do plenário virtual os recursos especiais 603.624, que trata da contribuição ao Sebrae, e 630.898, que analisa pagamentos feitos ao Incra. Os casos, que têm repercussão geral reconhecida, agora serão discutidos no plenário presencial.

Dollar Photo Club
Dollar Photo ClubRecursos terão impacto no Direito Tributário e podem custar R$ 30 bilhões à União

A contribuição ao Sebrae, cobrada sobre a folha de pagamentos, tinha sido considerada inconstitucional pela relatora do RE, a ministra Rosa Weber, já em junho, quando se iniciou o julgamento virtual. Na ocasião, o ministro Dias Toffoli pediu vista. O julgamento foi retomado na sexta-feira passada, dia 7 de agosto.

Já a contribuição ao Incra é relatada pelo ministro Dias Toffoli, que havia votado pela constitucionalidade da cobrança. O julgamento também tinha começado na sexta passada.

Os dois recursos analisam a interpretação da atual redação do artigo 149, parágrafo 2º, III, "a", da Constituição, cuja redação foi alterada pela emenda constitucional 33/2001.

Segundo o dispositivo, "as contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico de que trata o caput deste artigo: […] poderão ter alíquotas: a) ad valorem, tendo por base o faturamento, a receita bruta ou o valor da operação e, no caso de importação, o valor aduaneiro".

O que o STF deve decidir é se essa lista de bases de cálculo é taxativa, como defendem os contribuintes, ou exemplificativo, conforme sustenta a Receita. É isso que vai definir se são legítimas as contribuições destinadas ao Sebrae, à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e ao Incra.

De acordo com o jornal Valor Econômico, caso se decida pela invalidade das contribuições nos dois recursos, a União terá que devolver R$ 30 bilhões. O impacto da decisão, no entanto, não vai recair apenas sobre essas contribuições, e sim sobre toda e qualquer contribuição social geral e CIDE que tenha base de cálculo diversa daquelas previstas no artigo 149, conforme sustentam Daniel de Paiva Gomes, Caio Augusto Takano, Eduardo de Paiva Gomes e Michell Przepiorka, em artigo publicado na ConJur.

Eles lembram, ainda, que a taxatividade do rol já foi declarada pelo Supremo em outro julgamento, do RE 559.937, em 2013, que reconheceu a inconstitucionalidade da inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/Cofins-importação. A jurisprudência, inclusive, foi citada pela ministra Rosa Weber em seu voto pela inconstitucionalidade da cobrança destinada ao Sebrae.

RE 603.624
RE 630.898

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!