Saída de emergência

TV ConJur abriga debate sobre oportunidade e modelo de reforma tributária

Autor

13 de agosto de 2020, 18h32

Uma crise sanitária causada pela Covid-19 e diretamente responsável por graves problemas econômicos e sociais, ocorrências que aumentam os embates federativos, levando a maior distensão entre União, estados municípios. É nesse cenário que o governo federal escolheu enviar sua primeira proposta para reforma tributária. Seria mesmo o momento apropriado para discutir uma transformação estrutural do aparato de arrecadação brasileiro?

ConJur
A TV ConJur abriga este debate nesta sexta-feira 14/8, a partir das 15h, com os especialistas Fernando Facury Scaff, professor titular de Direito Financeiro da USP; Heleno Torres, advogado e professor da USP; Luiz Gustavo Bichara, tributarista e conselheiro federal da OAB; Hugo Leal, deputado federal (PSD-RJ). O webinário será mediado por Otavio Luiz Rodrigues Jr., conselheiro do CNMP e professor da USP.

Qual o modelo de reforma tributária proposto pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ)? O que muda em relação aos serviços e aos impostos tradicionais? Não reformar agora o sistema tributário em plena pandemia é uma alternativa? A reforma aumenta a carga tributária? Há estudos econômicos nesse sentido? A velha máxima da Receita Federal "imposto bom é imposto velho" perdeu o sentido? Quem será mais favorecido com a reforma? A União ou os estados-municípios? A tributação virtual é uma boa mudança? Em quais países do mundo já existe?
O que fazer com os conglomerados digitais que recolhem muito pouco tributo em relação ao que realmente faturam? Estas serão são algumas das questões a serem respondidas pelos convidados da ConJur.

Clique aqui ou assista abaixo a íntegra do seminário:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!