Fábrica de ideias

O que é preciso para ser um bom administrador público?

Autor

13 de agosto de 2020, 10h41

Novo curso da IREE Escola traz ensinamentos essenciais sobre a administração pública e é voltado para quem quer iniciar ou aprimorar a carreira de gestor público

O administrador público é lançado, todos os dias, às tarefas mais essenciais, sob um sacrifício hercúleo. Muitas vezes sem meios, quase sempre sem norte e sem treinamento continuado, em meio a imensa responsabilidade.

Diante desse diagnóstico, foi desenvolvida A Cartilha do Administrador Público, um curso a distância que traz conceitos importantes e de alta reflexão sobre a administração pública. É voltado para quem quer construir uma carreira no setor e para servidores que buscam aprimorar seus conhecimentos. O curso é uma realização da IREE Escola com apoio da Editora Contracorrente.

Com coordenação e supervisão científica de Walfrido Warde, Presidente do IREE, do ex-Ministro Valdir Simão, Vice-Presidente do IREE, e do professor Rafael Valim, Diretor Cultural do IREE, A Cartilha do Administrador Público se baseia na experiência de quem ocupou muitos cargos na administração pública, mas também no estado da arte do governo de entes públicos. Aproveita o conhecimento único sobre as entranhas dos órgãos de controle, de modo a aliá-lo à pesquisa e à doutrina de ponta em matéria de administração pública, para prover ensinamentos fundamentais à sobrevivência e ao sucesso.

A primeira metade do curso é dedicada ao passo a passo da carreira pública, desde a tomada da decisão de assumir um cargo até o momento de planejar a saída. Já a segunda parte é voltada à reflexão sobre a administração pública, suas estruturas e funcionamento. A programação completa pode ser conferida no site do curso.

A Cartilha do Administrador Público conta um corpo docente de altíssimo nível formado por referências na administração pública. São professores do curso, em ordem alfabética, o ex-Ministro Aldo Rebelo, o advogado especialista em governança André Castro Carvalho, o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler, o ex-Ministro Carlos Marun, a Chefe de Gabinete no Senado Federal, Elaine da Silva Gontijo, o especialista em transparência e integridade Fabiano Angélico.

Também integram o corpo docente o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Francisco Gaetani, o ex-Ministro Gilberto Carvalho, o especialista em inovação em Políticas Públicas Guilherme Almeida, a pesquisadora em Políticas Públicas de Gênero Helena Vieira, a Diretora Executiva do Vetor Brasil Joyce Toyota e a ex-Secretária de Planejamento do RS e do DF Leany Lemos.

Para fechar o time de professores, o curso conta com o Consultor Legislativo do Senado Federal Luis Alberto dos Santos, o ex-Ouvidor Geral da União Luis Henrique Fanan, a consultora de Compliance Roberta Codignoto, o Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais Rodrigo Fontenelle, a Assessora Jurídica/Legislativa na Câmara Legislativa do Distrito Federal Silvia Souza, o ex-Ministro Valdir Simão e o ex-Secretário de Política de Informática no MCTI Virgilio Almeida.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do curso. As aulas começarão a ser disponibilizadas no dia 1º de setembro de 2020 e poderão ser acessadas até 31 de agosto de 2021. As aulas não são ao vivo, o aluno pode assistir de acordo com a sua conveniência. É recomendado, porém, assistir às aulas na sequência proposta no cronograma para uma compreensão adequada dos temas. A carga horária é de 25 horas. O investimento é de R$ 299,50.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!