Consultor Jurídico

Prazos prorrogados

Superior Tribunal de Justiça não terá expediente nesta terça

O Superior Tribunal de Justiça comunica que não haverá expediente nesta terça-feira (11/8), em virtude de feriado previsto no artigo 62, inciso IV, da Lei 5.010/1966 e no Regimento Interno, conforme a Portaria STJ/GP 43, de 4 de fevereiro de 2020.

STJSuperior Tribunal de Justiça não terá expediente nesta terça-feira (11/8)

Os prazos processuais que se iniciam ou se completam nesta data ficam automaticamente prorrogados para 12 de agosto. O plantão judiciário funciona das 9h às 13h.

O feriado marca a data de criação dos cursos jurídicos no Brasil, 11 de agosto de 1827. Nesta data também é comemorado o Dia do Advogado. Com informações da assessoria de imprensa do STJ.

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 10 de agosto de 2020, 19h26

Comentários de leitores

2 comentários

Nem advogado...

Rogério Brodbeck (Advogado Autônomo - Civil)

No Dia do advogado, nem os profissionais fazem feriado... Já alguns órgãos da Justiça fazem, e no dia da Justiça, também... Viva o Brasil!

Reflexão

Dickson Ramon Santos de Araújo (Funcionário público)

Eu fico pensando se seria possível, algum dia, fazer uma pesquisa nacional sobre a aceitação desses feriados pela população. Se eu fosse um cidadão médio (em nível intelectual), e topasse com essa notícia, o que me faria aceitar que o dia de hoje representa algo de um significado extremamente grandioso para o país? Observem que eu não estou, absolutamente, menosprezando a data nem as pessoas que são lembradas neste dia. Eu foco apenas na expressão “instituição dos cursos jurídicos”. Digitei essa expressão no Google e encontrei um texto do site Migalhas, de 2010, sobre o assunto. Para mim, a data parece mais um momento, entre tantos, de organização do nosso país independente. Uma entre tantas mudanças que seriam necessárias para que pudéssemos caminhar com “nossas pernas”, livre de Portugal. Se um país se torna independente, ele vai precisar se organizar. Por que um feriado só para um grupo? Por que treze de maio não é feriado nacional, para lembrar a libertação dos escravos? Dia vinte e oito de outubro é dia do servidor público, mas os servidores também aproveitam, como qualquer trabalhador, o dia primeiro de maio. Eu, às vezes, e mesmo sendo servidor público, apoio mudanças (reforma administrativa, avaliação periódica de desempenho, fim da estabilidade etc.) que afetem esses agentes (em todos os Poderes). Eu acho que os servidores públicos possuem vantagens que poderiam ser suprimidas sem qualquer prejuízo para o país. Em dezembro, dia 8, há mais um feriado (dia consagrado à Justiça). De novo, pensando só na expressão, por que não pode haver um dia consagrado ao Legislativo Federal?

Comentários encerrados em 18/08/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.