Consultor Jurídico

Estúdio ConJur

Quatro demandas que explodiram na crise e se manterão no longo prazo

A crise de Covid-19 trouxe mudanças significativas que vieram para ficar. Com ela, uma série de demandas explodiram durante a pandemia e devem permanecer em alta no pós-crise também.

Elements/Envato

Neste artigo, trouxemos 4 demandas que explodiram durante a crise e que, no longo prazo, tendem a permanecer. Por isso, é importante que você leia este artigo até o final para conhecê-las e descobrir como você pode, hoje mesmo, começar a se beneficiar destes serviços.

1. Revisão Tributária
O que é e para que serve a revisão tributária?

Como se sabe, a carga tributária, no Brasil, é bastante alta. Tanto é que, em muitos momentos, podemos perceber que os valores pagos para esse fim afetam diretamente na lucratividade de uma empresa.

Assim, a revisão tributária serve como uma ferramenta que identifica se a empresa está pagando mais tributos do que deveria. A partir desse trabalho, o empresário será capaz de redirecionar o capital da companhia de forma mais proveitosa, fazendo novos investimentos estratégicos, o que poderá contribuir, por exemplo, para a expansão da companhia.

Através da revisão tributária, a empresa pode reconhecer os débitos indevidos que foram "deixados pelo caminho". Isto é: capital que deve ser restituído, ou ainda, créditos fiscais que devem ser legalmente apropriados.

De quanto em quanto tempo a revisão tributária deve ser feita?
O ideal é que a revisão dos impostos seja feita cada seis meses, ou, no mais tardar, uma vez ao ano.

Vale citar, aqui, que a prescrição dos créditos tributários ocorre sempre no término de cinco anos. Para empresas que não fizeram a revisão de seus impostos nos últimos anos, o serviço deve ser feito urgentemente. Afinal, se não for feito durante esse período, você corre o risco de perder seus direitos de recuperação de tributos.

Como a revisão tributária ajuda sua empresa no pós-crise?
Por conta da crise de Covid-19, muitas empresas têm se visto em um cenário de perdas financeiras significativas. E, se a revisão dos impostos dessa companhia não for feita da maneira correta, a sua lucratividade será afetada ainda mais.

Assim, o serviço de revisão tributária entra como uma alternativa de ganhos financeiros – que são de direito da empresa, mas que, muitas vezes, são débitos a serem restituídos – que ajudará na recuperação da sua companhia no longo prazo.

No pós-crise, com a recuperação financeira, ocasionada tanto pelo retorno dos serviços quanto pela revisão tributária em dia, a tendência é que sua empresa tenha retornos maiores até do que tinha antes de eclodir a pandemia.

2. Gestão Remota de Pequenas Empresas
O que é e como fazer a gestão remota da sua empresa?

Com a necessidade de isolamento social resultante da crise de Covid-19, a ida ao escritório não é mais uma realidade atual.

Por conta disso, muitos gestores estão passando desafio de administrar seus colaboradores à distância, procurando sempre manter a produtividade em alta. E, para alcançar essa performance, entender o que é e como fazer a gestão remota da sua empresa é muito importante.

E, para que você possa fazer, de forma eficiente, a gestão da sua empresa de forma remota, mantendo — ou até aumentando — a produtividade e os resultados da sua empresa. há algumas práticas que devem ser adotadas para atingir essas expectativas. Abaixo, listamos três práticas simples para que você possa inserir hoje mesmo à sua rotina:

* Faça o uso dos recursos que a tecnologia dispõe
Mesmo com a atualização do que era o escritório para o home office, a necessidade de comunicação e alinhamento de expectativas sempre existirá. Por isso, faça uso de ferramentas, como WhatsApp, Slack, ou ainda, Skype, para poder alinhar reuniões e atividades que devem ser feitas.

* Preocupe-se mais com os resultados do que com o número de horas trabalhadas
Com o home office, fica muito difícil contabilizar quantas horas seu colaborador trabalhou – o que costuma ser feito nos escritório quando se bate ponto, por exemplo. Por isso, deixe sua equipe sempre a par das demandas solicitadas e dos resultados esperados, colocando datas para as entregas. Assim, as atividades serão entregues de maneira adequada, e as métricas de resultados medidas com sucesso.

* Alinhe expectativas para manter sua equipe motivada
A grande dificuldade de gestão de pequenas empresas de forma remota está, justamente, em saber como manter a sua equipe alinhada e motivada durante um período tão delicado. Por isso, estar a par das duas soluções acima – uso de tecnologia e foco em resultados – fará com que sua equipe saiba exatamente qual o propósito das atividades solicitadas, o que as manterá motivadas em busca das melhores soluções.

Como a gestão de equipes funcionará no pós-crise?
Muitas mudanças, provenientes da crise de Covid-19, vieram para ficar. E, para muitas empresas, a gestão de pequenas empresas de forma remota – ou semi-remota – será uma realidade.

Por isso, hoje, procure entender quais são as melhores alternativas e meios para manter a sua equipe motivada. Assim, sua empresa passará pela crise com novos hábitos criados, mas com a mentalidade de sucesso e foco em resultados de sempre.

3. Medidas de compliance na Covid-19
O que são medidas de compliance?

Original da língua inglesa, o termo compliance traz a ideia de “in compliance with”, isto é, “estar de acordo com”.

Compliance, assim, significa estar alinhado às regras da empresa que, num geral, estão alinhadas à integridade corporativa. Essas normas estão envolvidas em várias áreas da companhia como, por exemplo, obrigações trabalhistas, fiscais, entre muitas outras.

Quando utilizado em uma estratégia que visa reduzir o alto impacto da carga tributária brasileira, o compliance é capaz de permitir uma melhor administração do patrimônio da sua empresa e, com isso, gerar mais lucros para a companhia.

Como medidas de compliance adotadas durante a Covid-19 se manterão no pós-crise?
Vivemos um momento de transição para uma nova realidade de trabalho. E os riscos decorrentes dessa nova realidade são significativos.

Essa situação resulta na estrita e emergente necessidade da plena observância de regras e princípios que assegurem a preservação dos negócios, com os menores impactos financeiros, jurídicos e reputacionais possíveis. E é justamente isso que torna o compliance mais necessário do que nunca para o sucesso da sua empresa.

Vale lembrar que a gestão do compliance tributário deve ser realizada e acompanha por profissionais competentes dentro do setor de contabilidade. Para que você possa ter acesso a um serviço eficiente e seguro para seu negócio, oferecemos, dentro do Grupo Studio, a Studio Fiscal, uma alternativa focada em gestão de auditoria fiscal para a sua empresa alcançar seus melhores resultados.

4. Reinvenção da Contabilidade
O que é e como fazer a reinvenção da contabilidade da sua empresa?

O mercado mudou muito nos últimos anos, acelerando mais ainda essas transformações por conta da Covid-19. E, como era de se esperar, a profissão de contador não ficaria fora dessa necessidade de adaptações.

Contabilidade em si nada mais é do que uma ciência, teórica e prática, que calcula a movimentação financeira de uma empresa tanto em aspectos quantitativos quanto qualitativos. Apesar de essencial para o sucesso de uma companhia, a relação entre contador e empresário, muitas vezes, passa por desalinhamentos.

Se antes a relação entre o contador e o dono da empresa não costumava ser tão harmônica, hoje, com as modificações tecnológicas, para esse profissional ser bem-sucedido na sua área, é necessário que esteja mais presente ainda nos processos estratégicos da companhia, como um todo, a fim de otimizar os resultados.

Como alternativa prática e com resultados evidentes, há empresas, com base na tecnologia e inovação, que fazem esse trabalho de maneira a contribuir com os ganhos das companhias. A exemplo disso, temos a E-contábil.

A E-contábil é uma companhia que proporciona soluções contábeis com inteligência fiscal, permitindo acompanha a tributação incidente na empresa, garantindo que seus impostos sejam pagos corretamente. Com foco na especialização, possui equipes multidisciplinares que atendem os segmentos de comércio, de indústria e de serviços.

Como a reinvenção da contabilidade se manterá no pós-crise?
Como foi dito anteriormente, as atualizações de escritório vieram para ficar. E, nesse contexto de home office, inserir em sua empresa o trabalho remoto de contabilidade é ter visão de futuro de sucesso para a sua companhia!

Cogite a possibilidade de adaptar a sua empresa a ferramentas que contribuem tão positivamente para serviços da nova modalidade contábil: a de consultoria de empresas.

E, claro, para ajudar você na missão de se beneficiar desses serviços que listamos tanto agora quanto no pós-crise, conte conosco! Disponibilizamos um material especifico para a sua profissão com algumas demandas que acreditamos serem as que trarão folego para seu negócio.

É uma excelente escolha para quem quer resultados eficientes na contabilidade da própria empresa.

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 4 de agosto de 2020, 15h49

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 12/08/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.