Pilar da democracia

Leia o discurso do presidente Dias Toffoli sobre os 60 anos do STF

Autor

22 de abril de 2020, 15h22

Não há solução para as crises fora da legalidade constitucional e da democracia. Esses são os princípios que têm norteado a atuação do Supremo Tribunal Federal na Nova República, segundo o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli.

"Devemos, portanto, reafirmar nosso compromisso com os valores republicanos e democráticos, com os valores da liberdade, da igualdade e da justiça social, historicamente consolidados", afirmou ele em discurso comemorando os 60 anos da inauguração de Brasília e consequente mudança de sede do Supremo.

Toffoli lembrou o discurso de Barros Barreto na inauguração da sede: "Neste planalto e nesta hora, em que, entre festejos e aplausos, se instala a Capital do País, espero venha a surgir uma nova era, a que tanto aspiramos, para os melhores destinos da nossa Pátria, era que se anuncia no arrôjo e suntuosidade deste empreendimento de repercussão histórica, que é Brasília."

Também citou o ministro Gilmar Mendes, que discursou na comemoração de 50 anos do STF em Brasília. "Não há dúvida: se lhes fosse possível presenciar esta solenidade, aqueles ministros pioneiros, partícipes daquela instalação, ao testemunharem o quanto avançamos institucionalmente, haveriam de aprovar e aplaudir a solidez da Corte", disse Gilmar à época.

Clique aqui para ler o discurso

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!