Direto da Corte

CNJ atualiza padronização de carteiras funcionais de magistrados

Autor

19 de abril de 2020, 9h01

O Conselho Nacional de Justiça aprovou em votação unânime durante a 308ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (14/4), resolução que atualiza o padrão de identificação nacional para magistrados. O sistema de identificação é válido para o CNJ, Conselho de Justiça Federal, Conselho Superior da Justiça do Trabalho e tribunais. Os órgãos judiciais terão prazo de 12 meses para adotar o novo padrão.

CNJ
Resolução do CNJ atualizou padrão de identificação nacional para magistrados
Reprodução

O novo padrão se aplica à carteira de identidade do magistrado, carteira de identidade de magistrado digital, distintivo de magistrado e porta documentos. Conforme o ato normativo, a carteira de identidade é o único documento obrigatório a ser emitido para a identificação funcional dos magistrados, sendo facultada aos órgãos emissores a decisão sobre o fornecimento dos outros itens.

Por meio de portaria própria, serão feitas especificações técnicas, com detalhamento dos elementos gráficos e de segurança que irão compor cada um dos itens do conjunto de identificação. De acordo com a resolução, o projeto gráfico matriz da carteira de identidade de magistrado deverá conter, pelo menos, 12 itens de segurança e terá que ser expedida com base em requisitos e funcionalidades estabelecidos pelo CNJ.

Quanto à carteira de identidade de magistrado digital, ela terá fé pública em todo território nacional, sendo válida como documento de identificação funcional e civil. O documento será expedido, também, com base em requisitos e funcionalidades estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça.

Ficaram mantidas determinações da Resolução 285/2019, como não haver distinção de cor ou padrão nas carteiras de identidade de magistrado, ainda que aposentados, e que a validade do documento aos ocupantes de cargos temporários, como conselheiros, deverá ser compatível com a data prevista para o término do mandato. Para os magistrados em fase de vitaliciamento, deverá ser observada a data prevista para o término deste período.

Ao determinar a padronização, o conselho levou em consideração a grande diversidade de formatos atualmente existente de identificação de magistrados, a dificuldade das autoridades em reconhecer tais documentos como oficiais e a necessidade de implementação de requisitos de segurança. Com informações da assessoria de imprensa do Conselho Nacional de Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!